segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Comentando a Chapa !



Essa chapa aí poderia ser daquelas sem comentários, mas analisa bem a ressaca de Seu Cem, só pela cara dele...Acordando sedo pra assistir jogo no Dr. Magalhães...O coragem!





Essa chapa foi tirada no dia do aniversário de Rafael em Brasília. Veja no detalhe, enquanto Brunão ergue uma garrafa de cerva, o aniversariante entra no TAMPICO.
Pode um trem desse?

Sem contar, que Pedrão deve tá ali só fazendo os cálculos....Será que vai rolar vaquinha mais tarde ?



domingo, 15 de fevereiro de 2009

Editorial


Brasil Card, reclame você também!


Com o advento da lei nº 8.078/90, foi assegurado ao consumidor, como direito básico a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais:

CAPÍTULO III
Direitos Básicos do Consumidor.

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

X - a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral
.

Tal alusão à Lei e ao seu artigo, foi feita no intuito de registrar algumas reclamações quanto a ineficaz prestação de serviço oferecido pela empresa Brasil Card, e conseqüentemente pelos estabelecimentos que são conveniados com a mesma empresa. Tenho a plena certeza de que muitos usuários desse cartão, em algum momento, já se sentiram lesados, constrangidos e indignados.

Recordo-me que há alguns anos atrás, foi fornecido um cartão desse tipo, aos servidores públicos estaduais. Era o famoso TO Card, que depois ficou mais conhecido com Tabajara Card, justamente porque apresentava os mesmos problemas. Posteriormente a ele (To oCard), surgiu aqui no estado a empresa Brasil Card, que até melhorou um pouco o serviço, mas como toda empresa no Brasil, é ótima no sistema de arrecadar e péssima no serviço prestado ao cliente.

Outra coisa que não entendo, sinceramente, é porque alguns estabelecimentos fazem o convênio com a Brasil Card, mas evitam vender seus produtos através desse tipo de cartão? Percebo que os próprios comerciantes hostilizam o cartão. E o pior, tenho visto muitas empresas “cobrando” porcentagens que variam de 2% a 5%, sob o valor final da compra e até mesmo, dizendo que determinado produto não pode ser comprado através do cartão. Outros cobram 5% no valor final, se a compra for parcelada, ou seja, no crédito. Não tiro as razões dos comerciantes, que são arrochados pelos fornecedores com seus prazos diminutos, mas fica mais difícil ainda de entender, porque a situação nunca muda ou melhora. Os comerciantes preferem incorrer em erro, cobrando taxas indevidas aos consumidores, do que tentarem um melhor acordo com a Brasil Card.

Como já de costume, nesse ciclo, ao final, quem sai prejudicado é sempre o consumidor, que vive situações de constrangimento e indignação. Não foi só uma ou duas vezes que tive que deixar o referido cartão juntamente com um documento de identificação, em estabelecimentos, hora por conta do sistema está fora do ar, hora por que a maquineta apresentava problema. A empresa não oferece um 0800 para facilitar as nossas consultas, não fornece extratos facilmente, não facilita a vida de seus clientes em nada, aliás, geralmente não somos nós seus clientes diretos, são as empresas, os órgãos públicos, as associações e etc. Então, a quem se deve reclamar?

Se fosse para relatar aqui as enumeras vezes que já passei raiva e constrangimento por conta desse cartão, eu teria que passar o dia inteiro escrevendo, mas como não é interessante fazer isso, preferi juntar todos os documentos comprobatórios, testemunhas, fotos e até gravações para elaborar uma petição judicial, reclamar ao Procon e ao Ministério Público Estadual. Tal procedimento, não é só em desfavor da empresa Brasil Card, mas para denunciar, também, os estabelecimentos que estão viciados na prática abusiva e discriminatória no uso desse cartão.

Espero que todos façam o mesmo, não apenas no intuito de punir e reclamar seus direitos, mas para que possamos receber, sempre, um melhor atendimento, pois nós, servidores públicos, ainda somos e seremos por muito tempo, a máquina que move o pífio comércio desse estado. E lembre-se: “Ninguém sabe o que é que calado quer!”

Mário Sérgio,
Autor do Blog: www.envergaduramoral.com.br