sexta-feira, 13 de março de 2009

Dianópolis está bem servida de Padre!

Vendo alguns comentários no mural de recados do site DNO ON LINE, não poderia deixar de retalhar algumas palavras quanto ao assunto “padre”, em especial, o atual de nossa cidade Dianópolis, que antes de tudo, é um homem causador de muitas polêmicas.
A vida religiosa para padres como ele e também para alguns pastores de outras denominações não é suficiente para preencher a expectativa de atuação social de cada um deles. Estes religiosos anseiam também a vida política e sacrificam o Ministério Sagrado em função dessa carreira terrena. Será que quando conseguem alcançar a posição política almejada, eles vão ser capazes de servir politicamente sem desagradar à Deus?

Fazendo algumas pesquisas observei que a igreja trata da militância política de padres no Código de Direito Canônico, que deve ser obedecido pelos clérigos da seguinte forma:

O parágrafo terceiro do cânon (norma) 285 diz que “os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos, que implicam participação no exercício do poder civil”.

Já o parágrafo segundo do cânon 287 diz: “os clérigos não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais, a não ser que, a juízo da competente autoridade eclesiástica, o exijam a defesa dos direitos da igreja ou a promoção do bem comum”.

Além disso, muitos bispos em suas dioceses já se manifestaram contrários à participação direta de padres na política. Pelo que se sabe, isso tudo teve origem em Padre Cícero: ele foi prefeito, deputado federal, e em 1912 foi eleito vice-governador do Ceará. Será que foi ele que inspirou O NOSSO padre ?

Notícias de O Girassol



Política
- Quintanilha participa do Fórum Mundial da Água, em Istambul, Turquia
- Amazônia Sustentável: Mangabeira Unger vem ao Tocantins na segunda
- Donizeti Nogueira abre encontro de Vereadores e Vereadoras do PT
- Lázaro Botelho integrará Comissão de Viação e Transporte da Câmara
- Prefeitos tocantinenses assinam Manifesto sobre o Impacto da Previdência Social

Estado
- Amazônia Sustentável: Mangabeira Unger vem ao Tocantins para divulgar PAS
- CNJ vem a Palmas na segunda-feira, 16, discutir Justiça Integrada
- Segunda-feira será inaugurada a nova sede da Procuradoria do Trabalho de Palmas

Cotidiano
- Pessoas com curso superior podem perder o direito a prisão especial
- Loterias - Maior prêmio pode ser pago pela Timemania: R$ 4,7 milhões
- Entrega da declaração do IR pela internet é segura, garante Receita
- Trabalhadores terão dificuldade para conseguir aumento de renda este ano [vídeo]

Esporte
- Estadual: Ipiranga confirma desligamento da competição
- Torcedores poderão contar com juizados especiais dentro dos estádios
- Palmas já tem novo superintendente de futebol
- Ipiranga confirma desligamento da competição

Viver
- Cinema: “Hotel bom pra cachorro” é a estréia desta sexta; Veja programação completa


- Clique Aqui para ver todas as matérias postadas no site
- Clique Aqui para anunciar nos Classificados On Line

quinta-feira, 12 de março de 2009

Editorial


Vamos trocar copos descartáveis por canecas duráveis


Venho através do presente, SUGERIR ao Governo do Estado do Tocantins, Prefeituras, demais órgãos e entidades públicas, que seja feito um estudo da quantidade de copos descartáveis que são usados diariamente nas repartições públicas, quanto se gasta mensalmente comprando esses copos e qual o direcionamento desse lixo que pode ser totalmente reciclado.


A utilização dos copos descartáveis deveria ser restrita ao público que freqüenta as repartições. Observo que muito servidores não tem a mínima dó de arrancar dois ou três copos de uma vez para beber um gole de água e depois jogá-los no lixo. Tenho certeza que cada copinho daquele vale alguma coisa, são centavos que são utilizados em segundos e depois são jogados fora. Essa problemática já foi bem discutida com relação ao uso de papeis nas repartições, que hoje, grande parte dos órgãos fazem doação para entidades que irão vender, reaproveitar ou reciclar os mesmos.

A médio e longo prazo a despesa com canecas duráveis é muito menor do que é gasto com a aquisição contínua de copos descartáveis. Tomemos por exemplo o campus Universitário de Ribeirão Preto-SP, que após a adoção das canecas duráveis, teve uma economia anual de mais de 100 mil reais, deixando de consumir em torno de 1 milhão de copos descartáveis, que seriam jogados no lixo ou até mesmo reciclados.

Devemos ainda, levar em consideração a análise do ciclo de vida de materiais plásticos descartáveis em comparação com similares duráveis. É importante lembrar que se gasta muito mais água e outros insumos para produzir e descartar embalagens plásticas (por exemplo copos) do que água e sabão que se gasta para lavar sua própria caneca.

Sugiro também, que tal iniciativa parta de cada órgão, para adotar o uso de uma caneca para cada servidor, preocupando-se, é claro, com a parte de higienização das mesmas no decorrer do dia. Tal medida serviria de exemplo para sociedade e principalmente para as gerações futuras.

Gostaria que os meios de comunicação em geral, Câmaras de Vereadores e Assembléia Legislativa do estado, pudessem tomar conhecimento dessa idéia, no intuito de promover aqui nesse novíssimo e moderno estado, um projeto também inovador, no que se refere a viabilidade econômica-ambiental dentro das repartições públicas.

Editorial



A lei seca nos enormes estádios do Tocantins

O jovem campeonato tocantinense de futebol profissional está à beira de um colapso. Muitas equipes estão passando por dificuldades financeiras e a missão de manter o time no campeonato tem sido sustentada, boa parte, pelo voluntariado e pela boa vontade de torcedores e dirigentes. A cada ano as dificuldades aumentam. Se não bastasse isso, estamos diante de uma redução significativa de torcedores nos nossos “enormes estádios”, por conta da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas. Diante disso, o time do Araguaína recentemente fez uma reivindicação, que a princípio pareceria até absurda, mas que no meu entendimento, muita gente concordaria, caso fosse feito uma pesquisa nos enormes estádios.

Além disso, estão sendo corajosos ao solicitar algo desse tipo. No meu ver, deixando de lado a hipocrisia do socialmente correto, não tem cabimento aplicar essa lei nos estádios do Tocantins, se nem estádios temos direito! Nem torcedores nós temos, sempre vemos as mesmas pessoas assistindo aos jogos!

Mais uma vez o bom e verdadeiro torcedor de futebol é penalizado por causa da ação de vândalos nos estádios de futebol. A opção de beber ou não um copo de cerveja nos estádios é do torcedor e não do Ministério Público ou da CBF, acho que estes órgãos estão desviando o sentido de suas ações. A realidade de Goiânia não é a mesma do da cidade de Aliança. A realidade de São Paulo não é a mesma de Palmas. Por mais que neguem, a verdade é que infelizmente o torcedor tem deixado de ir aos estádios.

A iniciativa da lei promovida pela CBF, veio com a questão do Brasil sediar a copa, ou seja, evitar vandalismos, violências que por ventura sejam mal vistos lá fora. O interessante é que a propaganda de bebida alcoólica dentro dos estádios continua podendo... Também pudera, a CBF tem um contrato de patrocínio milionário com a AMBEV. Já foi confirmado também, que em alguns camarotes de estádios, como os do Morumbi, é servida cerveja para os bacanas.

Acho que ninguém fica bêbado assistindo uma partida de futebol que tem normalmente 1h e meia de duração. Aqui temos visto mais policiais que torcedores nos enormes estádios e o que a polícia tem que fazer, é controlar a entrada de pessoas já alcoolizadas. Não é a venda de bebida nos estádios que vai diminuir a violência, quem vai para o estádio para fazer vandalismo já vai pre-determinado a isso.

Pergunta-se!? Qual o vândalo de torcida que tem R$ 3,00 para dar em um copo de cerveja nos enormes estádios de futebol do nosso Estado? Essas decisões precisam ser revistas, estudadas, para se adequarem a nossa realidade, os maiores prejudicados nesse caso somos nós torcedores legítimos, que vamos aos estádios para nos divertimos, para termos um momento de lazer e as próprias equipes que perdem na bilheteria.

Coitadinhos !

Novidade

Sai a 1ª moto flexModelo inédito é bem mais econômico


Honda bate Amazonas e lança primeira moto flex de série do mundo CG 150 Titan Mix será produzida em série no mundo

Chega ao mercado um conceito inédito em motocicletas. A Amazonas disse que seria a primeira a apresentá-lo, com a AG 300cc, mas perdeu a oportunidade para a Honda, que mostrou essa semana a CG 150 Titan Mix, primeira moto no mundo, produzida em série, que permite o uso de álcool, gasolina ou a mistura álcool/gasolina.Desenvolvida pelos engenheiros da Honda especificamente para o público brasileiro, a CG 150 Titan Mix dispensa qualquer tipo de adaptação. Se a temperatura ambiente estiver abaixo dos 15ºC, entretanto, o tanque deverá conter um mínino de 20% de gasolina para garantir a partida a frio.A estratégia da marca é conquistar a fatia de consumidores que querem ter liberdade para escolher o combustível e economizar dinheiro. A Honda diz ainda que o desenvolvimento da CG 150 Titan Mix levou em consideração a preservação do ambiente. Além de ser uma fonte de energia renovável, o álcool, se comparado à gasolina, polui menos, já que não possui enxofre em sua composição. A Honda ressalta ainda que a Mix atende os limites de emissões estabelecidos pela terceira fase do Promot (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) tanto com álcool quanto com gasolina. Veja valores no quadro ao lado.Que combustível usarNa hora de escolher o combustível, o motociclista deve levar em conta alguns fatores.Para quem busca economia na hora de encher o tanque, melhor desempenho da motocicleta e deseja um comportamento mais vigoroso e potente, o álcool é a melhor opção. A motocicleta desenvolve valores de 1,45 kgm de torque e 14,3 cv de potência. O álcool é mais indicado também para quem se preocupa com a preservação do ambiente.Para quem quer guiar com mais autonomia ao percorrer distâncias longas, a gasolina é a melhor opção. Se comparado à gasolina, o menor poder calorífico do álcool consome mais para gerar a mesma queima. O uso da gasolina favorece um desempenho mais linear e progressivo do motor. A motocicleta desenvolve 1,32 kgm de torque a 6.500 rpm e 14,2 cv de potência a 8.500 rpm.

quarta-feira, 11 de março de 2009

A mídia que é um fenômeno!


Cultura nossa de cada dia!


Imagem típica do interior ou de periferias das grandes cidades. A prefeitura recebe verba federal e estadual, constrói as casas populares e mais pra frente exige o apoio incondicional dos morarodes. E não é só isso, lambusam a casa dos probres coitados com nomes e números. Mesmo assim, vemos que o povo diverge nas opiniões.
Democracia é isso!

Cultura nossa de cada dia!


Um milheiro de adobe custa em média 70 reais. Significa 1 mil tijolos de barro feitos a mão, um a um. Cultura que também está acabando!

Cultura nossa de cada dia!


O bom costume de ariar panelas na beira do rio. Não existe detergente que supere tanto brilho!

.

terça-feira, 10 de março de 2009

Cultura nossa de cada dia!


Além de ser uma prática ecologicamente correta,o povo tem o costume de guardar a água para lavar roupas e cabelo. Dizem que a roupa fica infinitamente melhor com água da chuva. O cabelo também!

VELHA CORRUPÇÃO




Do bom … ao mau exemplo de política de nosso páis. Da mesma época de Ulysses e já na reabertura política Brasileira temos este flagrante jornalistico do “Pianista” adulterando o resultado da eleiçao utilizando mais de um painel para a votação no Congresso Federal!

Na foto o Deputado mineiro Homero Santos (PDS), flagrado no momento que fraudava o resultado de uma sessão da Câmara votando duas vezes ao mesmo tempo.

Esse é a base governista!!!

Os palhços até que mudam, mas, o circo continua o mesmo!

TV E SOCIEDADE

A razão para a overdose de TV está no fato dos pais não terem muito tempo ou recursos para dedicar-se aos filhos, que usam a TV como "babá eletrônica".

Qualquer professor sabe o quanto é difícil dialogar e transmitir valores a alunos superexpostos à caixa (televisão), muitas das nossas crianças não lêem livros em hora alguma e boa parte não brincam com amigos.
"A televisão deforma o caráter" e tem "graves consequências para a família, a vida profissional e a política", afirma o psicólogo alemão Peter Winterhoff-Spurk. Na obra, intitulada "Corações frios - como a televisão molda o nosso caráter".

Não devemos poupar esforços para divulgar os conhecimentos científicos de forma correta e clara, atacar o vírus do analfabetismo científico, da mesma forma o declínio da compreensão dos métodos da ciência prejudicam a capacidade de escolha política e põem em risco os valores da democracia.

Lucas Antônio Morates
Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

CRISE


Para se ter uma idéia, somente no mercado automobilístico, já houve cortes em mais de 124 mil empregos e para 2010 o quadro não irá ser diferente, segundo dados das montadoras norte-americanas GM e FORD. Na Europa espera-se uma produção menor na ordem de 27%, a pior dos últimos 20 anos. Por outro espectro, este quadro desolador deveria servir de consolo para muitas ONGs que pregam a “falência total do planeta” devido à alta produção industrial. Até o ex-presidente Al Gore, tornou-se estrela mundial ao participar de um “Documentário” apregoando o fim da existência humana em algumas décadas se tal produção e seus efeitos não diminuíssem. Surgem então novas perguntas: 1º Por que Al gore não fez tal documentário apocalíptico na época em que era vice do presidente Bill Clinton, por sinal, por oito anos na maior potência econômica mundial? 2º Por que algumas ONGs tão preocupadas com a nossa pobre vida mortal, não publicam suas costumeiras reportagens “nos defendendo”, bem como o “planeta” , dizendo: “obrigado por essa crise, assim nós respiremos melhor. o planeta agradece! Por que será que isto não aconteceu até agora? Será que este discurso interessa a eles?

Roberto Dantas
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)