quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Ciência...


Você sabia que duas ilhas desapareceram do planeta?

Acredite se quiser, mas, em 2006, foi noticiado no mundo inteiro o desaparecimento de duas ilhas na Índia! Mas como uma ilha pode desaparecer do nada? Na verdade, esse desaparecimento é fruto de um longo processo que pode estar relacionado com as mudanças climáticas ocorridas no planeta nas últimas décadas. Na CHC 181, você vai saber mais sobre esse fato que, apesar de curioso, é comum.




O passado das doenças



REUNIÃO ANUAL DA SBPC



Sapo novo no cerrado



Estrutura cerebral afeta aprendizado da linguagem



A Amazônia está mudando



Concurso no TO...

Agora sempre que abrir algum concurso aqui no estado vc poderá acopanhar por aqui na íntegra:



Concurso Público para Provimento de Cargos de Nível Superior e Intermediário da Escola Técnica Federal de Palmas-TO e Unidade de Ensino Descentralizada de Paraíso do Tocantins.


Estão por abrir:

Policia Civil do Estado - médio e superior

*mais de 200 vagas no geral


Oficial de Corpo de Bombeiros do Estado

* 9 vagas para homem e 1 para mulher


Tribunal de Justiça do Estado em 2008.

*Quadro geral


Tribunal de Contas do Estado este semestre ou em 2008

*Quadro Geral
.......

Carnaval fora de época em Porto Seguro





INFORMAÇÕES: excluir@carnaporto.net


O que temos...

Enquanto isso...



O gado vai buscando novos pastos....








O boêmio Antônio Maria na Capital

A terceira etapa do projeto Palco Giratório traz a Palmas Antônio Maria - A noite é uma criança, espetáculo musical que conta a história do compositor e cantor que imortalizou as décadas de 40 e 50 com toda sua genialidade musical. O espetáculo, que tem no elenco os atores Claudia Ventura e Marcos França (foto) começa às 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro


Seminário


Começa hoje, às 19h30, no auditório do Senac, em Palmas, o 1º Seminário do Audiovisual do Tocantins, com a presença do secretário Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Orlando Senna





Inadimplência cresce na Capital

O número de pessoas incluídas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) no mês de julho foi 13% maior que no mesmo mês do ano passado, segundo dados da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas.




Estado e prefeitura obtêm verbas em Brasília
O governador Marcelo Miranda garantiu a liberação de recursos para projetos nas áreas de saneamento e habitação em reunião ontem, em Brasília, com o ministro das Cidades, Márcio Fortes. A verba deve ser liberada amanhã através de Medida Provisória (MP). Também ontem, em Brasília, o prefeito de Palmas, Raul Filho, conseguiu R$ 47 milhões para obras de infra-estrutura e habitação......

E...

...Marcelo ganha mais prazo para defesa no TSE

O governador Marcelo Miranda (PMDB) terá mais 30 dias de prazo para apresentar informações da campanha de 2006 e de sua administração determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na ação contra a expedição do seu diploma impetrada pela União do Tocantins. O prazo foi concedido ontem pelo TSE. A alegação da defesa de Marcelo foi o grande número de informações requisitadas




Pedindo a volta do sistema antigo, manifestantes bloquearam passagem dos ônibus na Theotônio Segurado

Usuários protestam contra atrasos Centenas de usuários do transporte coletivo de Palmas bloquearam as avenidas Theotônio Segurado e NS-02 ontem à noite, em protesto contra a demora dos ônibus. Eles pediram o fim do sistema que alterou as rotas e horários dos ônibus. O presidente da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), Marcos Costa, disse que retornar ao sistema antigo pode significar aumento de tarifa, mas admitiu discutir o assunto com a população.
OBS: Não sei se alguém já percebeu, mas as autoridades em geral andam tratando o povo igual gado.
O povo só tá levando ferro !!!





Campeonato Sub-20 de Vôlei de Praia

Começa hoje, 2, a partir das 15h, na Praia do Prata, o 2º Campeonato Sub-20 de Vôlei de Praia masculino. O campeonato é organizado pela Federação Tocantinense de Vôlei (FTV), com patrocínio da Investco e apoio da Prefeitura de Palmas. O evento está previsto para começar às 15 horas. Já no sábado e domingo, acontece a última etapa do Circuito Tocantins de Vôlei de Praia.




Reunião discute possibilidade de uma conferência do G8+5 no Brasil

O deputado Eduardo Gomes (PSDB) que também é o presidente da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas participou de uma reunião nesta quarta-feira, 1º, no Ministério das Relações Exteriores, com o ministro Celso Amorim. A reunião foi para discutir a possibilidade da realização de uma conferência parlamentar no Brasil do G8+5 - grupo dos oito países mais ricos do mundo, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido, Rússia e Alemanha, além de Brasil, Índia, China, México e África do Sul. As reuniões do Grupo ocorrem anualmente no âmbito executivo, mas agora os parlamentares brasileiros querem estender essa discussão para o legislativo, com a participação de representantes de todos os países integrantes.


Pacientes reclamam de paralisação no Hospital das Clínicas

Dezenas de pacientes que aguardam atendimento médico na fila do Hospital das Clínicas de Goiânia (HC), da Universidade Federal de Goiás (UFG), reclamam da paralisação da unidade, iniciada hoje, 2,. Somente as consultas de urgência e emergência estão sendo realizadas. De acordo com o coordenador do comando de greve, João Pires, a paralisação ocorre, simultaneamente, em 45 HCs do Brasil e tem previsão para ocorrer somente hoje. Os trabalhadores prostestam contra projeto do Governo Federal que determina a transformação das unidades universitárias em fundações. "Se o projeto não for paralisado, vamos fazer greve geral", adiantou o coordenador do movimento.

Tocha Spínola percorre o mundo e passará em Dianópolis


Foi em 01/03/1952 que ocoreu a Inauguração do Ginásio João d´Abreu. (aqui cabe um esclarecimento: anteriormente em 05.07.1940 foi a Inauguração do Colégio João d'Abreu o que dá a entender que tivemos segundo grau antes do primeiro. Não foi bem assim. Quando Coquelin e Diana inauguraram sua escola deram-lhe o nome de Colégio. Clique aqui e veja o que Casimiro Costa escreveu a respeito. Veja o discurso de Tasso Jacobina e outras manifestações.

A Congregação Escravas do Divino Coração é a responsável pelo Colégio João D’Abreu, em Dianópolis, e está comemorando 100 anos de existência. Para marcar a importante data, uma tocha, denominada Tocha Spínola, percorrerá as Escolas Spínolas presentes em 10 países onde se encontram a congregação religiosa (Espanha, Argentina, Paraguai, Equador, Brasil, Venezuela, Japão, Filipinas, Roma e Angola).
Na passagem pelo Brasil, a tocha permanecerá acesa em Dianópolis, de 13 a 21 de setembro. Na ocasião, uma série de atividades marcará sua permanência na cidade. Abaixo, informações da programação preliminar, repassada pela organização do evento.

- Na entrada de Dianópolis, junto à imagem de São José, a irmã Darilene passará a Tocha para a irmã Salete.

- Carreata com a Tocha em carro aberto até a Praça Francisco Liberato Póvoa.

- Recepção pelo prefeito José Salomão e outras autoridades, ex-alunos e banda

- A praça será circundada por alunos e professores

- Desfile da praça até o Colégio, sendo levada por alunos e alunas em revezamento

- Durante a semana, haverá intensa programação com os resultados de diversos concursos e apresentações culturais e artísticas

O Dno On Line se coloca à disposição da organização do evento para dar visibilidade em toda as ações relativas à comemoração.

E a Coluna Virtual DNOTO também !

Fonte: DNO ON LINE

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O que rola por aí...


A consulta ao STF - Supremo Tribunal Federal - feita pelos Democratas, PPS e PSDB anda adiando as tradicionais reuniões para traçar estratégias para atrair novas filiações, que geralmente começavam a ser planejadas no fim de julho para meados de agosto ou quando houver alguma definição de como se procederá a reforma política, item no qual o congresso poderá instituir regras que deverão nortear até o próprio Supremo em sua decisão.

No entanto, uma decisão do STF mesmo sem a reforma política deverá nortear algumas ações dos partidos ao saberem como procederá a justiça no tocante à fidelidade partidária. O presidente metropolitano de Palmas do PSDB, Rogério Ramos, é um dos que afirma que seu partido espera pelas definições para saber como proceder daqui pra frente. Os partidos esperam para saber se poderão filiar ex-integrantes de outros partidos, em que caso poderão e quais procedimentos deverão respeitar tanto para convalidar as filiações, quanto para não tornar inelegível o novo filiado. Não só os tucanos, mas a maioria dos partidos tem adiado seus grandes eventos para a segunda quinzena de agosto ou primeira de setembro, quando esperam já ter sinais de como se procederá a reforma política, de como agiu o STF.

Partidos dos mais variados tamanhos no estado como, por exemplo, PDT e PMDB devem realizar eventos de proporções maiores a partir da segunda metade de agosto. Mesmo partidos como PT e PSOL, que utilizarão o primeiro final de semana de agosto para realizarem congressos, no caso do PT, um preparatório para o Nacional na terceira semana de agosto, e do PSOL, a eleição de fato de uma nova direção, além da discussão das teses que nortearão o partido. O congresso do PT, provavelmente na sexta e sábado, 3 e 4 , discutirá as teses que serão apresentadas no III Congresso do partido e o nortearão pelos próximos anos. No entanto nenhum deles se preocupará com filiação de novas lideranças, justamente por causa da intranqüilidade com as regras que vige no momento.



Reuniões com prefeitos discutem o uso múltiplo do lago de Lajeado

As reuniões, promovidas pelo Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins em parceria com as prefeituras locais, para discutir o uso múltiplo do reservatório de lajeado, contaram com a presença da representante do MPE - Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Investco, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca e do Ruraltins.Nos municípios de Brejinho de Nazaré e Ipueriras, as audiências públicas foram abertas pelo vice-presidente do Naturatins, Melquesedec Aires, que na oportunidade representou o presidente interino Marcelo Falcão Soares. Aires ressaltou a importância do plano aos municípios impactados pelo UHE - Lajeado, e a preocupação do órgão ambiental em buscar ouvir as sugestões da população e assim chegar a aprovação do documento.



Ingressos à venda para o show de Roberto Carlos em Belém

Para os amantes do rei, começam nesta terça-feira (31) as vendas de cadeiras, mesas e camarotes para a única apresentação do cantor Roberto Carlos em Belém, que acontece no dia 31 de agosto no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. Estudantes, associados Parafolia, comerciários, funcionários públicos e melhor idade, podem adquirir meia entrada para cadeira no setor amarelo (com numeração) que custam R$ 120 e no setor branco (sem numeração) no valor de R$ 35.



Arraias chega aos 267 anos

Meus parabéns ARRAIAS !

Considerada uma das mais importantes cidades tocantinenses, Arraias completa hoje 267 anos, marcados por uma rica rica história cultural, que tem como um dos pontos centrais a sua forte identificação com a comunidade negra.

Chapada dos Negros, Nordeste goiano, 1734, século XVIII. Braços fortes e mãos calejadas removiam grandes blocos de pedras por entre valas profundas. Era o auge do rico garimpo, onde o amarelo reluzente do nobre metal e a pele ardente do escravo negro registrou uma saga de luta, suor e sangue, que deu origem à cidade de Arraias, nascida literalmente em berço de ouro.Os primeiros negros, vindos de quilombos destruídos, começaram a chegar na região, ocupando um local conhecido como Chapada dos Negros. Assim surgiu o Arraial da Chapada dos Negros, tendo como administrador o Capitão-Mor Domingos Antônio Cardoso. Os aspectos geográficos de Arraias, um território de planícies cortado por cursos d'água, e a proximidade com a Bahia e suas tradições, revelam características únicas na cidade. São ruas sinuosas e estreitas, pequenas ladeiras, arquitetura colonial e grandes muralhas de pedras em volta de montanhas que dão contornos e formas à cidade.


Governador da Paraíbatem mandato cassado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba cassou o mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), sob acusação de compra de votos. Ele vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já a defesa do governador Marcelo Miranda (PMDB) apresenta hoje pedido de dilatação de prazo para enviar ao TSE as informações sobre a campanha, na ação contra a expedição de seu diploma proposta pela União do Tocantins.




Palmas terá novo shopping

Obra terá investimento de R$ 100 milhões e será iniciada em 90 dias, prevêem representantes da empresa, que assinarão contrato de aquisição do terreno amanhã, no Palácio Araguaia.

Obs: Tomara que seja um shopping de verdade, com mais variedades !



Fogo devasta váriasáreas verdes de Palmas em um dia

No maior incêndio, na região central, mais de dez mil metros quadrados de vegetação foram destruídos

Palmas viveu ontem o seu pior dia desde que começou o período de estiagem no Estado, com as queimadas devastando pelo menos cinco áreas verdes da Capital. Os incêndios mobilizaram o Corpo de Bombeiros, brigadistas e guardas metropolitanos. A ocorrência mais grave ocorreu no centro da cidade, onde o fogo destruiu cerca de dez mil metros quadrados da área entre a Praça da Árvore e a agência dos Correios. O Corpo de Bombeiros suspeita que alguns incêndios podem ter sido criminosos. Só em julho, foram registrados 153 focos de incêndio contra 119 do mês de junho. Os números já colocam o Tocantins em terceiro lugar no ranking nacional de queimadas.

terça-feira, 31 de julho de 2007

Cenário político para 2008 Cidades....

ARRAIAS

Disputa prá lá de congestionada

Fazer uma análise política precisa nas cidades onde surgem demasiados nomes de prefeituráveis, tornase uma missão espinhosa. Em Arraias, até já imagino o Dr. Brito Miranda dando ‘esporros' em muita gente, pois, afinal, o governo acaba carregando ônus de ter que agasalhar a vida dos que ficam fora do processo. Senão vejamos: o vereador Leonan Xavier (PSB) há tempos que vem, na surdina, regando o seu nome junto à comunidade do seu município, fazendo toda jogada de marketing, ou seja, espalhando placas pelas rodovias da região, ensinando até como os motoristas devem se comportar no trânsito. O ex-prefeito Luiz de França, hoje nas fileiras do Partido dos Trabalhadores, não esconde para ninguém o desejo de retornar ao antigo posto. Outro, Lirando Jacundá (PMDB), o Bibi, respaldado pelo poder econômico que desfruta, já alugou um casarão na cidade e faz abertamente proselitismo por onde passa. Já a prefeita Mariseth Vasconcelos (PP) caso não venha entrar na disputa, poderá apoiar o nome de Domingão, um aliado forte e de muita densidade eleitoral. O ex-prefeito Tonhão, por sua vez, já armou a sua ‘arataca' política, esperando a hora certa para dar o bote e conquistar algum apoio de candidatos que frustrarão no percorrer da jornada. Segundo o conceituado analista político da região, Rodrigues de Sousa, diretor do jornal Tribuna do Interior , o nome que pode surpreender e vir a ser o candidato com o apoio do governo, é do atual presidente do Detran, Joaquim Balduíno, que, na visão de Rodrigues, dificilmente acenaria com um não a um chamado dos mirandas.


SÃO SALVADOR

Lapeiro promete dar lapada no prefeito

O ex-prefeito Osvaldo Lapeiro, que já comandou o município por duas ocasiões, está lutando com unhas e dentes para barrar os planos do prefeito Denival Gonçalves (PFL) de continuar à frente do executivo por mais quatro anos. Nesse sentido está trabalhando a candidatura do seu filho, Washington Milhomem, o popular ‘pezão'. Aliás, desbancar o atual prefeito não vai ser tarefa fácil, posto que Denival vem gerindo bem a administração municipal. Contudo, correndo por fora, aparece bem o nome de Bezerra, que já concorreu à prefeitura em duas oportunidades. Comenta-se, porém, que Bezerra pode ser o vice na chapa do atual prefeito. Em suma, os críticos na cidade dizem que pezão, filho, promete que vai pisar no pescoço do prefeito Denival, enquanto o pai, Lapeiro, vai chegar à lapada. Assim, já imaginou se a receita do prefeito Edson Lustosa, de Paranã, começar a ter aceitação na região? Eu, hein...



PARANÃ

Hermínio rompe com Edson Lustosa

O ex-prefeito Hermínio Bernardes se desentendeu, mês passado, com o atual prefeito Edson Lustosa (PMDB) e estão rompidos politicamente. O motivo alegado por Hermínio é a de que Lustosa age arbitrariamente, toma decisões sem ouvir os companheiros e, assim sendo, dificilmente conseguirá recuperar-se do desgaste político-administrativo. É bom lembrar que Hermínio ainda goza de significativo prestígio político na cidade. Com a ruptura, o exprefeito foi aconchegar-se no grupo político do deputado José Viana. Ali, anotem, vai ser travadauma das mais acaloradas disputa, onde grupos já ameaçam retaliar adversários com chicotadas, outros prometem fazer coivaras para sapecar no fogo opositores.

ALMAS

Eldon Barbosa também no páreo

Só restam onze meses para as convenções partidárias que, como se sabem, irão definir os nomes que vão concorrer ao pleito municipal de 2008. Se para uns, a definição política agora só acarretaria desgaste, para outros, a tese de que o boi que vai à fonte primeiro é quem bebe a água limpa. É seguindo esse adágio que Eldon Barbosa, atual vice-prefeito já por dois mandatos consecutivos, pôs o pé na estrada. De posse de uma surrada 'furreca', dá uma de andejo, percorrendo casas e vilas do município almense, levando uma mensagem eloqüente, que vai de simplórias promessas até o ouvir do clamor dos desassistidos.


MARIANÓPOLIS

Ainda sem o vendaval político

Acidade transpira um clima político ameno, ou seja, a temperatura política ainda permanece estável sem nenhuma nebulosidade a vista. Não se ouve, por enquanto, as rajadas dos segmentos que pretendem entrar na disputa do próximo ano. Até onde pude apurar, o prefeito Claudoir Bento (PMDB) ainda não se pronunciou se vai ou não concorrer a um novo mandato. Mas, pelo arrojo dos últimos meses, dificilmente vai entregar a rapadura adocicada aos adversários. Como o prefeito irá repor as baixas sofridas, quando uma leva de companheiros saltou do barco da sua base de apoio, nenhum analista da cidade soube explicar.


MONTE SANTO

Breve, inauguração de obras

A previsão da prefeitura é que, até o final de agosto, sejam inauguradas trinta casas populares e um posto de saúde. Recentemente foi inaugurado o prédio onde estão instalados os pioneiros mirins. Essas obras e tantas outras que já foram entregues à população, vão facilitar a postulação do prefeito Cleodson de Sousa (PSDB) na tentativa de reelegerse. O PMDB está apostando na liderança de Dedé e no apoio do governador Marcelo Miranda aos candidatos da base. Caso não viabilize um acordo político com os modebas, o candidato natural do PT vai ser Rogério.

Umas e outras...

Acontece no dia 10 a 11 de agosto no Pier 2, mais uma edição da festa que reúne os maiores dj´s da cena eletrônica do Brasil, em Palmas.
Atrações já confirmadas:
SPYZER PROJECT - ELECTRO LIVE ACT.
Dj LEOZINHO - house e progressive house - 3 plus



FENEPALMAS 2007


Será realizada entre os dias 7 e 11 de agosto a 14ª Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas). No ano passado, a feira realizou aproximadamente R$ 8 milhões em vendas. "A Fenepalmas é um evento que se consolidou de vez e já é reconhecida nacionalmente", observa o presidente da Acipa, realizadora da feira.





Despedida do Verão com praias cheias

Com a temperatura beirando os 35 graus, milhares de palmenses aproveitaram o último domingo da temporada de Verão oficial da Capital para curtir suas principais praias. Uma delas foi a Praia do Caju, onde o pôr-do-sol protagonizou espetáculo à parte






Marcelo Miranda busca recursos do PAC para o Tocantins

Às 11h30 desta quarta-feira, 1º de agosto, o governador Marcelo Miranda (PMDB) participa de reunião sobre o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, no Palácio do Planalto, em Brasília. Junto com uma equipe técnica, composta por representantes das áreas de saneamento, habitação e planejamento, o governador vai defender pedidos de recursos pleiteados no Ministério das Cidades, este ano.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Rapidinhas...


QUAL O PROBLEMA ? (do Jornal 1ª Página)




Pontos de ônibus

Eu, como cidadã que sou, gostaria de fazer uma pergunta sobre uma coisa que está me incomodando. Quem está pagando o consumo de energia elétrica destes pontos de ônibus, cujas lâmpadas passam a noite inteira a iluminar propagandas cujo proprietário e dono usufrui para ganho próprio e não da sociedade? Fiz esta pergunta à prefeitura e a resposta que obtive foi de que a prefeitura está pagando esta energia por ser utilizada para iluminação do ponto de coletivo, iluminação esta que trás segurança ao cidadão. Cômico se não fosse trágico, pois estes pontos estão localizados em áreas onde há o maior índice de iluminação em nossa capital. Portanto diante deste fato solicito à prefeitura de Palmas que ilumine todos os pontos de nossa capital. Ou será que só existem cidadãos dignos de segurança no centro da cidade, onde convêm estar afixado estas propagandas. Isto é uma repudia ao descaso com o dinheiro público. O meu e o seu dinheiro. Um povo de cordeiros terá sempre um governo de lobos. Obrigada.

Gabriela Oliveira – Cidadã palmense

# # ### # #### # #### ##########

Custo de vida

Palmas é uma das cidades mais caras do Brasil. Tudo que você tem que comprar custa o olho da cara. O pior é que ao invés de o salário ser compatível com o alto custo de vida da população, ele é menor que em muitas cidades do país, “sempre sobra mês no final do salário” e infelizmente na minha casa nunca sobra salário no final do mês. Estou pensando seriamente em me mudar desta cidade, onde as pessoas têm que trabalhar somente para comer e pagar o aluguel. Nunca tenho dinheiro pra ir a um passeio em outras cidades, ou comprar uma roupa melhor porque o salário não dá. Tenho que escolher entre comer e me divertir. E o pior é que as contas estão cada dia mais caras, água, luz, telefone cada mês sobe um pouco mais, sempre tem um imposto a mais para pagar. Se Palmas continuar enriquecendo esses comerciantes e empobrecendo o povo, sinceramente não sei onde esta cidade vai parar.


Dinaílson Abreu Batista – morador da quadra Aureni III



TCU E A SAÚDE DO TOCANTINS

Após 45 dias de in-vestigação conjunta do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (Sesau), as denúncias de irregularidades feitas pelo jornal Primeira Página no ano passado foram comprovadas. O resultado da auditoria do TCU e do TCE mostra que, de 2003 a 2006, recursos públicos destinados à saúde foram indevidamente aplicados.

Na oportunidade foi denunciado que a empresa Neiva & Martins Ltda. já havia consumido cerca de R$ 11,8 milhões dos cofres públicos durante o programa Governo Mais Perto de Você, quando foram realizadas consultas oftalmológicas com um tempo médio de um minuto, e distribuídos para a população óculos classificados como “de qualidade duvidosa” pelos auditores do TCU.

Dentre as ilicitudes apontadas pelos auditores, está a dispensa equivocada de licitação para a contratação dos serviços da empresa Neiva & Marins Ltda. O relatório da auditoria aponta a “dispensa de licitação para a aquisição, junto à empresa Neiva & Martins Ltda. de 3.000 óculos de grau e de 3.000 ‘estojos para óculos com logotipo do Estado’”.

Segundo foi apurado pelo TCU e pelo TCE, a Secretaria Estadual da Saúde alega não ter cumprido o processo de licitação devido à proximidade da realização do programa Governo Mais Perto de Você. Porém, a distribuição dos óculos não ocorreu durante a realização do programa, o que torna indevida a não realização do processo licitatório.


Índice provisório para 2008 apresenta distorções

Com a publicação dia 28 de junho de 2007 do índice provisório dos Municípios no ICMS, constata-se que 138 municípios do Estado do Tocantins estão sendo lesados quanto a sua base de dados na elaboração do índice, uma vez que o único beneficiado com esta publicação é o município de Palmas.
Analisando alguns itens é possível perceber esta tendência. Observando o item comércio, indústria e prestação de serviços no exercício de 2005, 24,51% de todo valor adicionado do Estado do Tocantins vinha do município de Palmas. no exercício de 2006, 30,27% de todo valor adicionado deste item vem do município de Palmas.
O item energia, no exercício de 2005, diz que 27,13% de todo consumo de energia do Estado do Tocantins provém do município de Palmas. No exercício de 2006, 28,52% de todo consumo de energia do Estado do Tocantins pertence ao município de Palmas, e no Estado do Tocantins tem algumas cidades grandes como Paraíso do Tocantins, Araguaína, Colinas do Tocantins, Gurupi, Porto Nacional, entre outras. Palmas não consome toda essa energia.
Cabe aos prefeitos provocarem órgãos como Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado e a ATM, que participa com o seu presidente do CEIPM, observar esta distorção que se faz na elaboração dos índices dos municípios, fazendo com que corrijam a base de dados dos exercícios de 2005 e 2006, uma vez que as mesmas compõem o índice de repasse para o exercício de 2008. Diversas prefeituras já recorreram sobre estes índices.

Motorista embrigado mata três em Natividade


Natividade, distante 222 km de Palmas, está de luto. No sábado, 28, por volta das 22h, o comerciante Celmo Amorim, que dirigia um Fiat Uno, atropelou na curva da Ponte do rio Salobro, três romeiros que que iam pagar promessas no povoado de Bofim.






Willian Fernandes

Descobri, por fontes suspeitíssimas, que o papa tinha programado vir a Palmas, mas, quando soube da temperatura e depois de rir achando que era brincadeira, ele disse que mandaria a benção de lá mesmo, mas prometeu que, se, da próxima vez, colocarem ar-condicionado no papa-móvel, vidro fumê e remédio contra enjôos por causa das rotatórias, ele vem.
E é falando em rotatórias que a gente vê o carinho que os moradores de Palmas têm pela cidade. Mesmo os que acham as rotatórias irritantes a chamam de queijinho. É gostoso morar num lugar onde, ao falar dos lugares, ouvimos e falamos nomes bonitos como Prata, Graciosa, Palacinho, Queijinho, Pracinha...

É claro que também tem 21, 22, 23, 44, 63, mas essa é outra história. Mas vamos convir que, com a nossa preguiça de decorar os números das quadras, quem sai ganhando são os comerciantes: "Onde você mora"; "depois do espetinho da 51, primeira direita."; "Atrás do Caçulinha"; "Na rua atrás do Marista". E por essa e outras (muitas outras) é que não dá pra negar que moramos numa Capital que é uma linda e pitoresca cidade do interior.

ARTICULISTAS

DELÍRIO ( Leandro Rodrigues )

Estrondo de avião. Explosão, fumaça e mortes. A imprensa quer culpados. O povo quer soluções. Chuva. Divulgação. Número de mortos. Apresentadores de TV ávidos por audiência. Corpos. Substantivos comuns. Arena Multiuso. Medalhas. Medalhas de bronze, de prata e de ouro. Ouro. Ouro para o bem do Brasil. Podium, lágrimas, bandeira hasteada e o Hino Nacional. O Hino. Arnaldo Antunes grita: “Sou de lugar nenhum”.

Bandeira a meio-pau: luto. Mortos nas estradas. Falha Humana? Técnica? Problemas no asfalto? Falta de escape? Ônibus. Caminhões. Transportadoras. Resgate. Raios fúlgidos. Trilhos vazios. Sucatas. Oficinas de desmanche. Ônibus em chamas. Congestionamentos. Carros importados. Rios nunca navegados. Inavegáveis. Rios grandes. Rio organizado. Rio turbilhão. Portos ricos. Porto Alegre. Casais. Santos-Jundiaí. Terra da garoa. Levei um susto enorme nas asas da Panair. Alta dos combustíveis. Buraco. Metrô. Solução? Rubem Braga escreveu: “Procura-se, e talvez não se queira achar”.

Atletas sem incentivo, mais medalhas. Atletas “Made in Brazil”, festa na torcida. O Cristo é nossa maravilha. Medalha de bronze. Berimbau metalizado. Mendigos. Farrapos. Bolsas. Transeuntes em pânico. Carros nas calçadas. Contramão. São São Paulo. Furtos. Falcões. Rapa. Rap. Rota. Sinais vermelhos. Mais medalhas. Amor e esperança. Trânsito caótico. Desrespeito. Exército. Bandeira. Cartões internacionais. Faixas de segurança. Balas perdidas. Delicadeza perdida.
Procura-se, e talvez não se queira achar...
Internet. Orkut, Blogs e Fotologs. Bate-papos sem papos. Fotos trágicas. Downloads. Bizarrices. Gerundismo. Estrangeirismos. Estréias. Filme americano. Manu Chao. Clandestinos. Desaparecidos. Panamérica. Bolívar. Gás. Gases. Al Gore. Multinacionais. Fumaça verde. Impressionismo. Presente Imperfeito. Paz no futuro. Aquele Abraço. Medalhas. Americanos. O uivo. A vaia. Florão da América. Concurso público. Um Brasil para todos. Saneamento Básico. Sem telas. Sem tetas. Sem terras.Arnaldo: “Nenhuma pátria me pariu”.
Cristo Redentor. Negócios da China. Jogos de xadrez. Manchetes sensacionalistas. Orações subordinadas. Tropicanalhice. Mais um morto. Malvadeza. A Náusea. Lixo nas calçadas. Brasileiros-ianques. Cubanos-brasileiros. Bloqueio. Vôlei. Rio, eu gosto de você. Verbas. Impostos. Postos de gasolina. Hotéis de luxo. Aeroportos. Fome. Bandeiras. Entradas. Homens-peixes. Viadutos. Terminais. Arranha-Céu. Braços fortes. Peças presas. Ingressos caros. Quebra-quebra. Bispos. Xeques. Clava forte. Problemas solucionáveis, sem solução.
Procura-se, e talvez não se queira achar... Inferno. Medalhas. Cristo. Carta. Capital. Provocações. Guanabara. Sorrisos. Falsos sorrisos. Pererê. Filhos ilegítimos. Bois. Argentina. Cambalache. Casa tomada. Prata. Ouro negro. Venezuela. Militares. Lábaro estrelado. Força aérea. Controladores. Descontrole. CPIs. Pedágios. Recessos. Outras mil. Platéia de costas. Classificados. Desclassificação. Ginástica. Ouro. Podium. Torres. Chamas. Medalhas. Crimes. Bancos. Propagandas. Cruzeiros. Lágrimas. Mate. Desordem. Derrida. Globalização. E o Hino.
Pau. Pedra. Caminho. Fim.

Leandro Rodrigues é jornalista, escritor e pesquisador musical. Seu email é leandrodrigues2003@yahoo.com.br




BALCÃO DE QUEIXAS E RECLAMAÇÕES

O principal problema do populismo é que ele substitui o que é de direito pelo que é de favor. Educação, saúde, cultura, habitação e segurança se transformam em prêmios trocados por aceitação e submissão incondicionais. Esta é a crítica corrente em relação ao populismo nos governos, não é certo? Mas as estratégias promocionais de veículos de comunicação têm uma raiz populista também. Programas de televisão como 'Toda tudo por dinheiro', 'Porta das Esperanças' e outros análogos que, com um pouco mais de refinamento estético ainda estão no ar em vários canais, usam exatamente a idéia do favor em vez do direito. São os deficientes físicos que precisam de cadeiras de rodas; os desabrigados que precisam de casas; a criança pobre que precisa de escola.

A televisão, muitas vezes, trabalha com a idéia do favor, perto da mendicância, em vez de ensinar sobre os direitos básicos dos cidadãos e emancipar sua luta por melhores condições de vida. Jornais impressos, principalmente os populares, lançam promoções sem fim para ganhar 'leitores' interessados apenas em um DVD, um faqueiro, um ovo de Páscoa. Grande parte da imprensa ainda usa a lógica (grotesca) cunhada por William Bonner: o leitor/ ouvinte/ telespectador de grandes veículos é o Hommer Simpson.

Tempos mais tarde, o Hommer Simpson - que não tem carro, casa, faqueiro, DVD, cadeira de rodas - descobre que um candidato propõe abrir um restaurante popular, distribuir cheques-cidadão, produzir grandes shows gratuitos. Hommer não hesita em votar neste político. Ele não poderá estabelecer a diferença entre as promoções da TV, as propostas de governos mercenários e os programas de transferência de renda necessários. Mas não é por falta de inteligência de Hommer, a cultura do 'ganhar em troca' se alastrou.

Os meios de comunicação não são uma entidade do além, extra-mundana, que apenas relata de fora o que ocorre no planeta. Eles constroem a realidade diariamente, criam valores, fabricam o consenso e estabelecem os padrões de comportamento de cada época. O populismo que tanto criticam em editoriais (muitas vezes com razão; outras por postura ideológica que não é a minha) é cozinhado também no trato com seu público. Toda vez que um editor decide que 'o povo não vai entender', e elimina uma discussão importante do noticiário, está sendo populista, porque substitui o direito da informação útil pelo favor de um falso benefício (o entretenimento como notícia; o superficial de cada acontecimento).

É a mesma opção dos governos populistas mercenários (nem todo populismo é): a recompensa imediata da base que os suporta, sem os devidos esclarecimentos sobre projeto de país e tudo mais. A imprensa certamente deseja o desenvolvimento econômico, social e político, embora nem sempre pelos mesmos métodos, muito menos para os mesmos fins. Não há um plano maquiavélico de auto-sabotagem coletiva. Mais parece existir uma perda de foco após a crise das ideologias e a profissionalização das redações. O surgimento das empresas jornalísticas colocou ordem nas casas, mas dificultou a resposta para perguntas básicas como: Para onde vamos (como país)? O que queremos? Como faremos?

Se os meios de informação assumirem de vez o caráter de balcão de reclamações e de promoções, no lugar de palco de debates amplos, é possível prever que a relação da população com as demais instituições continuará sendo a de queixa e a de favor. Isso vale principalmente para os impressos, depois de internet e TVs a cabo terem vencido no terreno do hardnews.

Textos....

Geografia da mulher

Entre 18 e 25 anos, a mulher é como o Continente Africano : uma metade já foi descoberta e a outra metade esconde a beleza ainda selvagem e deltas férteis.

Entre 26 e 35, a mulher é como a América do Norte: moderna, desenvolvida, civilizada e aberta a negociações em troca de muito dinheiro.

Entre 36 e 40, é como a Índia: muito quente, relaxada e consciente da sua própria beleza.

Entre 41 e 50, a mulher é como a França: suavemente envelhecida, mas ainda desejável de se visitar.

Entre 51 e 60, é como a Iugoslávia: perdeu a guerra, é atormentada por fantasmas do passado, mas se empenhando na reconstrução.

Entre 61 e 70, ela é como a Rússia: espaçosa, com fronteiras sem patrulha. A camada de neve oculta grandes tesouros.

Entre 71 e 80, a mulher é como a Mongólia: com um passado glorioso de conquistas, mas com poucas esperanças no futuro.

Depois dos 81, ela é como o Afeganistão: quase todos sabem onde está, mas ninguém quer ir até lá.

Geografia do Homem: Entre os 15 e os 80 anos, o homem é como CUBA: governado por um só membro.

(Autor desconhecido)