sexta-feira, 31 de agosto de 2007


Bolsa Família vai atingir mais pessoas


O Governo Federal deve aumentar o número de beneficiados do Bolsa Família em 1,75 milhão de pessoas, informou ontem a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto.






Número de habitantes da Capital deve ser menor

O Censo 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será divulgado nesta sexta-feira, às 10 horas, no Rio de Janeiro, deverá mostrar Palmas com uma população abaixo dos 220 mil habitantes estimados. Os resultados são preliminares, já que os definitivos sairão apenas em outubro




Perigo nas praças de Palmas

Moradores da região Sul e de outras regiões de Palmas reclamam que as praças de suas respectivas quadras estão virando ponto para a criminalidade, segundo eles em razão do estado de abandono em que se encontram. Na Praça da Árvore, no centro da Capital (foto), seria um dos pontos de consumo e venda de drogas. A Polícia Militar diz já ter informações sobre pessoas influentes circulando nessas áreas à procura de droga. As informações serão repassadas à Polícia Federal

Preso casal acusado de torturar e matar babá
Denunciada pelo filho, mãe confessou crime praticado em 1993

Depois de 14 anos, Rosângela Maria de Araújo Martins, 46 anos, confessou ontem que ela e seu marido, Wilmar Batista de Araújo, torturaram e mataram a adolescente de 13 anos, identificada apenas como Francileide, de Santa Inês (MA), e enterraram seu corpo num terreno na região central de Palmas. Rosângela, denunciada pelo próprio filho (de quem a vítima era babá), foi presa em Dianópolis e transferida para a Capital. Segundo Rosângela, Araújo teria suspeitado que a babá estaria abusando sexualmente do filho, então com quatro anos, e por isso resolveu matá-la. Detido em Fortaleza (CE), Araújo disse que só ajudou a jogar o corpo no buraco. A polícia vai requisitar à Justiça a autorização para a remoção do corpo, que estaria a 12 metros de profundidade.

Jogos tradicionais na programação da Tocha Spínola em Dianópolis



Como parte das comemorações pela passagem da Tocha Spínola por Dianópolis, haverá o evento “Quatro décadas de saudades: do colégio, dos jogos tradicionais (giribita, queimada, infinca, pião, bila, elástico...), do futebol, do vôlei, das músicas...". Será dia 22/09, às 13 horas, no Basa Clube, sob a organização de Tânia Cavalari, Maria Lece, Jussara, Ledinha e outras. As inscrições estão abertas e sugestões também. Mais informações sobre a passagem da Tocha Spínola por Dianópolis aqui. Abaixo, a programação oficial do evento.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 13 AO 21 DE SETEMBRO/2007


13/09 (5ª feira): Chegada e acolhida da Tocha Spínola 9: 00 h – Praça Francisco Liberato Póvoa


14/09 (6ª feira): Atividade interna dos alunos


15/09 (Sábado): Mostra Cultural 7: 30 h - Colégio João d’ AbreuEncontro de ex- alunos - Show com Marcelo Lima 22: 00 h – AABB –Sábado-MPB,Pop,Internacional,Axé,etcOrganiz:Ex-Alunos


17/09 (2ª feira): Atividade interna dos alunos


18/09 (3ª feira): Noite Cultural19: 00 h – Colégio João d’ Abreu


19/09 (4ª feira): Solene Celebração Eucarística19: 00 h – Igreja Matriz


20/09 (5ª feira): Atividade interna dos alunos


21/09 (6ª feira): Plantio da árvore – Dia da árvore8: 00 h – Colégio João d’ Abreu

22/09 (Sábado): Encerramento dos jogos – entrega do troféu7: 30 h - Colégio João d’ Abreu


Cidadão envergando !



SENADOR LEOMAR QUINTANILHA, EM CONTATO COM ADVOGADOS DA CAPITAL FEDERAL, CONCLUIMOS EM CONJUNTO, APÓS ANÁLISE DEMORADA DO SEU CURRICULO PESSOAL E POLITICO, QUE, NADA SE APROVEITA DE TODO O " CONHECIMENTO" E DE TODA CONDUTA QUE VOSSA EXCELENCIA DEVE DAR A CONHECER AOS QUE O ELEGERAM, ASSIM SENDO, ESPERANDO MANISFESTAR A MINHA REPULSA COM RELAÇÃO A SUA CONDUTA COMO SENADOR REPRESENTANDO O TOCANTINS E FRENTE AO CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR DO SENADO, ENVIO ESSE E-MAIL, ESPERANDO QUE NO OCASO DA SUA VIDA POLITICA VOSSA EXCELENCIA VOTE PELO VOTO ABERTO, EM HOMENAGEM ÀQUELES QUE O ELEGERAM. SENDO ISTO IMPOSSIVEL, QUE VOSSA EXCELENCIA DEIXE MAIS TRANSPARENTE O VOSSO COMPORTAMENTO EM COMUNGAR COM ÀQUELES QUE FORAM ELEITOS PARA TRABALHAR EM CAUSAS E INTERESSES PRÓPRIOS. SABENDO QUE NÓS VAMOS PROVOCAR OS ELEITORES TOCANTINENSES A ACOMPANHAR DE PERTO A CONDUTA DOS REPRESENTANTES DO TOCANTINS NO CONGRESSO NACIONAL. E NOSSO LEMA NAS PROXIMAS LEIÇÕES SERÁ VERGONHA NA CARA. SABEMOS QUE HÁ GRANDE PROBABILIDADE, SEGUNDO A MÍDIA NOSSA UNICA DEFENSORA, DE TERMOS UMA VOTAÇÃO COM VOTO ABERTO, MAS ACIMA DE TODAS AS PERSPECTIVAS SE VÊ ÀS CLARAS QUE NÃO É ESSE O INTERESSE DE VOSSA EXCELENCIA, NEM TAMPOUCO DO RELATOR DO PROCESSO, MUITO MENOS DE GRANDE PARTE DO PMDB NACIONAL, O QUE É UMA VERGONHA PARA O POVO BRASILEIRO CONTAR COM UM COLEGIADO DE SENADORES QUE NÃO TEM NENHUM INTERESSE EM MORALISAR A DEMOCRACIA BRASILEIRA.
VALDEMAR SILVA
CANDIDATO DEP ESTADUAL
NAS ULTIMAS ELEIÇÕES
SERVIDOR PÚBLICO E
UNIVERSITÁRIO



Andreia Menezes


Programa de Credito Proeducar, Gostaria de contar com o apoio dos vereadores pois sou universitaria com muita luta, há quase 2anos tentor ser selecionada nunha bolsa do Proeducar, e nunca tive sussesso, infelismente e muito dificil consegui passar nesta seleção, pois o Programa tem um Sistema de Classificação defazado, só um exemplo eu moro com meu irmão eu ganho 480,00 reais ele um salario minimo, dar uma renda de 860,00, esta minha renda e baixa pois temos que pagar aluguel comida luz agua e transporte, e o sistema do Proeducar, analiza esta renda como renda Alta, isso e um absurdo, Gostaria que vcs desse uma força neste programa pois ele e muito importante para os universitarios, e parece que nao vai mais ter Proeducar.




Iolanda Souza


Na minha opinião o transporte coletivo de Palmas, é uma vergonha, é um descaso com a população, se já nao era bom o transporte antigo, agora imagina este, onde temos que levantar 5:00hs da manha para pegar um onibus para ir pra uma estação e de lá pegar outro onibus para ir pra outra estação e de lá pegar outro onibus pra chegor proximo do Trabalho, quantas dificuldades, uma Capital iqual a Palmas, tudo nao é tão longe, ter que passar por tudo isso.




ENOC FERREIRA


EXPRESSO MINHA REVOLTA A TODOS, PELO DESCASO COM O NOSSO BAIRRO E O ENTORNO, MORO NA 405 NORTE E NÃO TENHO VISTO NEM UMA AÇÃO QUE POSSA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO; NA MINHA QUADRA A POEIRA É TERRIVEL; POR CONTA DA IRRESPONSABILIDADE DESTA ADMINISTRAÇÃO; CONSIDERANDO QUE UMA PARTE DA QUADRA FOI ASFALTADA E A OUTRA ESQUECIDA, AS ENTRADAS QUE EXISTEM NA QUADRA SÃO SÓ BURACOS E MUITA POEIRA, PRINCIPALMENTE APÓS A INSTALAÇÃO DOS SUPER-MERCADOS; QUARTETO E POTY O MOVIMENTO DE VEÍCULOS AUMENTOU CONSIDERAVELMENTE, CAUSANDO MAIS TRANSTORNOS PRA QUE MORA NA QUADRA. ESPERO QUE OS SENHORES VEREADORES TOMEM ATITUDE E FAÇA VALER O VOTO QUE LHES FOI CONFIADO.




Franciene


Infelizmente não posso concordar com o que disse um outro usuário, o problema do transporte coletivo de Palmas não é por ser novidade. O sistema não funciona satisfatoriamente. Antes da mudança eu demorava 30 minutos da minha casa na quadra 704 sul até a escola dos meus filhos na 206 sul; hoje eu demoro 1h e 40 min e tenho que pegar 3 ônibus. Meus filhos vêm embora com fome e com sede e ficam cansados de tanto trocar de ônibus. Ainda tem o problema de que os ônibus são lotados, é um empurra-empurra para entrar no ônibus e meus filhos, que são duas crianças de 6 anos(gêmeos), correm o risco de se machucarem com esse tumulto de gente. A escola onde eles estudam é na 206 Sul e eu tenho que ir até a estação apinagé que fica do outro do Palácio aumentando o percurso e tendo que trocar de ônibus 3 vezes. Acredito que os nossos caros vereadores e nosso ilustríssimo prefeito só entenderiam como essa mudança foi ruim se andassem de ônibus um dia sequer no horário de pico, principalmente. Os comentários que tenho ouvido dos outros usuários de ônibus na estações é que esse sistema está horrível, mas que não vão se esquecer disso na hora de votar para prefeito e vereador.



Périsson


O transporte municipal esta cada dia pior, vou enumerar alguns problemas * falta de preparo e educação dos motoristas, principalmente com idosos * falta de informação para os usuários, horário de ônibus principalmente nas quadras *no lugar destas estações poderiam ser terminais e nós usuários entrarmos pelas portas de trás, assim agilizava *ter mais ônibus nas quadras *me pergunto: - Se tenho prazo de 2h para não pagar outra passagem porque quando troco de ônibus-EIXÃO pago outra passagem Agradeço atenção e confio em vocês!!!

Depois da cana, agora o açaí!

Açaí pasteurizado elimina risco de mal de Chagas

O açaí é uma das possíveis causas de 37 contaminações por mal de Chagas ocorridas no Pará este ano, entre elas uma morte. O inseto que transmite a doença, o barbeiro, tem sido triturado com o fruto na hora da extração da polpa do açaí. A Fundação Ezequiel Dias (Funed), que está responsável por realizar testes em amostras de sangue possivelmente contaminadas nas regiões Norte e Nordeste, divulgou no começo deste mês uma nota em que diz que a investigação "mostrou que a provável causa da contaminação foi a ingestão do açaí, triturado juntamente com o barbeiro ou suas excreções". Ainda de acordo com a Funed, "o alerta vale para o açaí de produção caseira.

'Zé do Caixão'participa de festival em Porto


O cineasta José Mojica Marins, conhecido pelo personagem Zé do Caixão, participará do Cine ao ar - Festival de cinema e vídeo ao ar livre de Porto Nacional.

Em sua primeira visita a Palmas o cineasta, José Mojica Marins, conhecido pelo personagem Zé do Caixão, concedeu na tarde de hoje, 30, uma entrevista a imprensa não qual falou do motivo que o trouxe a Capital, o Cine ao ar – Festival de cinema e vídeo ao ar livre de Porto Nacional, no qual será um dos jurados e também ministrará palestra.

No festival, que começa nesta sexta-feira, 31, e vai até o domingo, 2, além da exibição dos filmes também acontecerá oficinas e feira de artesanato e comidas típicas.

Inauguração da Iveco-Navesa em Palmas


Por: Mário Sérgio

Na noite de ontem, o ENVERGADURAMORAL esteve na inauguração da mais nova cocessionária de Palmas. Esteve presente muitos empresários, autoridades, como o Governador Marcelo Miranda e o Presidente da AL, Deputado Carlos Henrique Gaguim.

A IVECO tem 45 anos de atuação no mercado e é uma das maiores montadoras de caminhão e ônibus do mundo. A IVECO possui 27 fabricas no mundo e está a 10 anos aqui no Brasil. Implantou-se aqui no Brasil em 1997 com criação da fábrica de 7lagoas em Minas Gerais.

Os empresários resolveram investir no Tocantins por acreditarem no crescimento e desenvolvimento do estado. O investimento inicial é de 4 milhões de reais.

Os diretores da concessionária afirmaram que não houve nenhum tipo de isenção ou incentivo fiscal por parte do Governo ou do Município para a instalação da concessionária e que a iniciativa partiu somente da empresa, mas mesmo assim acreditam que poderá vir alguma coisa.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O estado das coisas...


Objeto de cobiça


Objeto de cobiça de ex-vereador a ex-governador, a Prefeitura de Palmas tem sido o prato predileto no cardápio dos políticos que circulam pelos melhores bares e restaurantes da cidade. Não duvide nada se o deputado federal Moisés Avelino (PMDB), no frigir dos ovos, entrar na disputa. Seu partido já tem como pré-candidato o deputado estadual Eli Borges. Mas uma ala peemedebista acha que Borges tem apelo eleitoral apenas no segmento evangélico. Cabos eleitorais mais afoitos, tanto da situação quanto da oposição, so-nham com um confronto nas urnas entre o velho Siqueira e Avelino




Raul e Cachoeira


Segundo a revista Isto É de 22 de agosto, a campanha de Raul Filho para a Prefeitura de Palmas recebeu dinheiro de caixa dois, doado pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira. Nos livros contábeis do empresário, “tem até o pagamento de 150 mil reais para um showmício” do prefeito, de acordo com a revista. Carlinhos Cachoeira foi convocado para prestar esclarecimentos ao Ministério Público Federal. Na Câmara de Vereadores, a nota da revista pegou de surpresa tanto parlamentares da situação quanto da oposição. A vereadora Warner Pires (PR) disse ter ficado “escandalizada” com a notícia: “Espero que o TRE tome as devidas providências para que o prefeito explique à população o porquê desse repasse de dinheiro ilícito”.




Dor de cabeça

Como se não bastassem os ataques da oposição, o governador Marcelo Miranda terá que arregaçar as mangas para tentar aparar as arestas dentro do PPS de Palmas, um dos principais partidos aliados ao seu governo. Missão que deve ser confiada ao vice-governador Paulo Sidnei, que é da legenda. A recomendação do diretório nacional é de que o partido lance candidatura própria na capital. Na avaliação do Sargento Aragão, secretário extraordinário do Governo e pré-candidato da sigla a prefeito de Palmas, a ala que integra a administração do prefeito Raul Filho não tem voto. “Quem do PPS está na Prefeitura de Palmas jamais colocou o seu nome para ser candidato a ainda fica usando o partido simplesmente para se manter nos cargos municipais”, criticou Aragão. Ele se referia especificamente ao secretário Deocleciano Gomes, da Ação Social. “Isso nós não vamos aceitar”, avisa.



Carlos Gaguim hesita em sair do PMDB

O presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim, resolveu puxar o freio de mão: ainda não saiu do PMDB, como havia anunciado. O deputado deve ter ouvido as ponderações do governador Marcelo Miranda. Em recente reunião com assessores, Gaguim ratificou apoio ao deputado Eli Borges (PMDB), pré-candidato a prefeito Palmas: “É questão de compromisso com um companheiro de primeira hora. Estamos empenhados de corpo e alma nessa proposta de Eli Borges, que consideramos relevante para o desenvolvimento da Capital”.




Tucano indaga sobre recursos
O deputado federal Eduardo Gomes (PSDB) quer saber onde foram parar os 498 milhões de reais repassados ao governo estadual, no início do ano passado, referentes à renegociação da dívida da União com o Estado. Segundo ele, esse dinheiro “foi sumindo aos poucos”. O parlamentar tucano lembra que, à época das eleições, foram autorizadas emendas parlamentares — no valor de 2 milhões de reais por deputado — para investimentos nos municípios. “Mas parte desses recursos acabou sendo gasta com propaganda, causando decepção nos municípios tocantinenses”, critica Eduardo Gomes.




A parlamentar petista acha que a mesma sintonia que o governador Marcelo

Miranda tem com o presidente Lula deve ser feita também em nível regional, de forma efetiva. O PT está avaliando internamente até que ponto é interessante para o partido ser um aliado do governador, mas não participar do governo. Solange Duailibi é taxativa: “Até agora o PT não tem sido respeitado pelo governo estadual”. Esta afirmação de Solange, mulher do prefeito Raul Filho, é uma sinalização de que o partido pode se distanciar do PMDB, caso não se restabeleça o diálogo.


Siqueira Campos continua fazendo reuniões com pretensos candidatos a vereador, lideranças políticas e comunitárias. Em Palmas, a vereadora Warner Pires, do PR, esposa do ex-governador Raimundo Boi, diz que a UT está aguardando a definição sobre a fidelidade partidária para, depois, partir para a discussão de nomes. Ela adianta, no entanto, que existem vários nomes da oposição para a disputa da prefeitura da capital, mas descarta a especulação em torno do Tenente Célio, que hoje está no PSDB, porque na legenda existem nomes mais fortes como o do próprio Siqueira Campos, do ex-senador Eduardo Siqueira Campos, do deputado federal Eduardo Gomes, do deputado estadual Marcelo Lelis, além de Raimundo Boi.



PT e Siqueira juntos?

A União do Tocantins pode caminhar junto com o PT em algumas cidades, começando por Araguaína, com o apoio da prefeita Valderez Castelo Branco ao petista Célio Moura.

Os fortes ventos do mês de agosto começam a desatar os nós das amarrações políticas para as eleições de 2008. O que parecia estar em banho-maria passa a borbulhar nos bastidores. Acertos prévios, conversações e entendimentos começam a ganhar contornos que podem ser estabelecidos até o final do ano e mantidos até as convenções para a disputa de prefeituras nas principais cidades do Estado. Com a sua matreirice de costume, o velho Siqueira Campos, comandante-mor da União do Tocantins, prepara uma jogada de mestre para surpreender os marcelistas. Comenta-se à boca-miúda que Siqueira pretende aliar-se com o PT em algumas cidades, na tentativa de derrotar a base aliada do governo. O primeiro golpe seria o apoio da prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco (PR), ao pré-candidato petista Célio Moura. Nas eleições do ano passado, Marcelo obteve 32.774 votos contra 29.225 de Siqueira, em Araguaína.



“A administração do PT foi a primeira, na história de Palmas, que buscou atender as demandas da maioria da população”

Há críticas fundamentadas, verdadeiras, construtivas e até negativas, por falta de alguma ação do Executivo. Mas também há críticas sem nenhum fundamento, somente para tentar lograr êxito eleitoral. Muitas vezes, os parlamentares de oposição transformam a tribuna em palanque eleitoral. São críticas desqualificadas que não constroem nada; nem para a oposição nem para a situação. Mas a Câmara de Vereadores tem respaldado o prefeito. Todos os projetos enviados pelo prefeito ao Legislativo foram aprovados. Houve emendas e algumas alterações, mas o fundamental foi mantido. Acredito que, se existem divergências, é próprio do processo político democrático. A Câmara tem atendido as demandas do Executivo. As críticas estão sendo respondidas com obras e projetos. A população entende isso.

"A União do Tocantins, realmente, tem apoio popular. E não é pequeno. Siqueira Campos perdeu a eleição no Estado por apenas 30 mil votos. Em Palmas, ele teve uma votação bastante significativa. Esse fato, logicamente, tem que ser levado em conta. Se, de repente, o PT e o PMDB forem para a disputa em campos opostos, isso pode facilitar a vitória do grupo da UT. O nosso papel é mostrar para a população que a administração do PT foi a primeira, na história de Palmas, que buscou realmente atender às reivindicações da maioria da população, principalmente executando obras nos bairros da periferia, o que antigamente não ocorria."

Rapidinhas

Iveco inaugura nova revendedora em Palmas

A empresa Iveco Latin América, fabricante de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves, inaugura, nesta quinta-feira, às 19h30, uma nova revendedora na Capital. O governador Marcelo Miranda (PMDB) confirmou presença na solenidade.O presidente da empresa Marco Mazzu, o diretor de desenvolvimento de Rede e Negócios, Orlando Merluzzi, e o presidente do Banco Fidis de investimentos, Gilson de Oliveira, terão audiência com o governador às 15 horas, no Palácio Araguaia. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), a Iveco, que já detém 5% do mercado brasileiro de caminhões, tem planos de expansão da rede para regiões como a Norte, abrir concessionárias e pontos de assistência técnica, de forma a aumentar a rede e oferecer maior proximidade entre a empresa e seus clientes.



Deputado quer nome de comissionados disponível em página na internet.


Requerimento do deputado José Geraldo (PTB) pedindo a publicação do nome dos comissionados na página da Secretaria da Administração na internet gera discussão na Assembléia Legislativa, mesmo tendo sido rejeitado. ►
O deputado apelou para a transparência dos atos da administração pública para tentar aprovar seu requerimento, mas os governistas, orientados pelo líder e vice-líder do Governo, rejeitaram a proposta.


No entanto, mesmo arquivado o requerimento, a discussão continuou com o discurso do deputado Stalin Bucar (PSDB), usando o tempo do companheiro de legenda Raimundo Moreira. Stalin reafirmou a crítica ao não cumprimento, no ponto de vista dele, do slogan do Governo: Moderno, Democrático e Transparente. Reafirmou a fala de José Geraldo ao dizer que moderno é a internet e que democrático e transparente é publicar os nomes dos comissionados. Marcello Lelis (PV) e Amélio Cayres (PR), além do próprio José Geraldo pediram apartes somente para apoiar Stalin e reforçar o discurso.








Descaso na SAÚDE municipal - Porta fechada

A Policlínica São José, na 704 Sul (Arse 71), região Sul de Palmas, amanheceu fechada ontem, surpreendendo usuários como a dona-de-casa Maria de Nazaré Araújo Lima, que foi à unidade buscar um coletor de exames. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as equipes de PSF e de PACS que atendiam na policlínica da 704 Sul para a unidade de saúde da 612 Sul (Arse 65), obedecendo portaria do Ministério da Saúde

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Variedades variadas



O ser ético policiado


Estava lendo na revista Flash, que era do Amaury Junior, que um dos filhotes da elite carioca que foram flagrados jogando objetos nas prostitutas de Copacabana, chegou a dizer que "não sabia que tinha câmera filmando".


Que diacho é isso de só ser ético, responsável, cidadão, se houver algo/alguém policiando? No trânsito, a gente tem muitos exemplos assim. Quando nos aproximamos dos fotossensores, reduzimos a velocidade e tão logo ultrapassamos o foco dos pardais, empurramos novamente o pé a toda velocidade.


Gente, por favor, eu não sou santo - mas assim também já é demais!...



Eliana proibe que se fale dela

Eliana, aquela apresentadora da TV Record - mais conhecida pelo talento dos dedinhos do que por outro qualquer - está contratando advogados para evitar que se fale dela de qualquer jeito. Então, pronto. Esqueçamos dela. Desliguemos a tv do programa dela. Mandemos ela às favas...





A revista Forbes relaciona em seu último número as 20 mulheres mais ricas da área de entretenimento:

1. Oprah Winfrey

2. J.K. Rowling

3. Martha Stewart

4. Madonna

5. Celine Dion

6. Mariah Carey

7. Janet Jackson

8. Julia Roberts

9. Jennifer Lopez

10. Jennifer Aniston

11. The Olsen Twins

12. Britney Spears

13. Judge Judy

14. Sandra Bullock

15. Cameron Diaz

16. Gisele Bundchen

17. Ellen DeGeneres

18. Nicole Kidman

19. Christina Aguilera

20. Renee Zellweger

Oprah, apresentadora de tv, lidera várias listas. J.K. Rowling é óbvio. É a criadora de Harry Potter. Jennifer Lopez entra na lista das 10. Só há uma modelo, a brasileira Gisele Bundchen, que aparece em 16º lugar.




Chávito quer socializar a luz solar

E eis que em nome do "socialismo do século 21", o presidente venezuelano, Hugo Chávez, mudou o nome do país, redesenhou a bandeira nacional e aperfeiçoou o brasão de armas do Exército. Agora, na busca por um estado socialista, Chávez quer dividir mais um elemento de maneira igualitária entre os venezuelanos: a luz solar. Em seu programa dominical Alô, Presidente, o líder bolivariano revelou sua intenção de mudar o fuso horário atual da Venezuela atrasando em meia hora os relógios do país. Em seu discurso, Chávez vinculou a nova medida ao seu plano de reduzir a jornada de trabalho no país de 8 para 6 horas.

Até onde vai a criatividade do brasileiro...



Mapa feito com roupas!

faTOs...

Governo propõe benefício para auditor fiscal


A Mesa Diretora da Assembléia encaminhou, em regime de urgência, durante o expediente da sessão matutina desta quarta-feira, dia 29, dois projetos de lei de autoria do governo do Estado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). As matérias versam sobre alterações do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) do auditor fiscal da Receita Estadual e a reestruturação da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos - ATR.





Gaguim pede redução de ICMS na comercialização de álcool hidratado

A redução de 25% para 12% do ICMS incidente na operação de álcool hidratado comercializado no Tocantins é o teor de uma das três matérias apresentadas pelo presidente do Legislativo, deputado Henrique Gaguim (PMDB), na sessão ordinária matutina desta quarta-feira, dia 29. Para o presidente a redução da carga fiscal é uma preocupação de todos os órgãos representativos da classe produtora e do comércio em geral. “Na Bahia o imposto reduziu de 25% para 19%, em Santa Catarina de 25% para 18%, em Goiás de 26% para 15% e em Minas Gerais de 25% para 12%", explica.






Caso noticiado pelo Jornal Primeira Página é discutido na AL

Os deputados estaduais na sessão ordinária desta quarta-feira, 29, discutiram a questão da não implantação, pelo Grupo Gabriel, com sede na França, de um projeto anteriormente anunciado, para piscicultura no lago de Palmas.

Acrescentou que o grupo queria criar tilápia, que é considerado peixe exótico pelo Ibama. Os deputados da oposição usaram uma carta na qual o dirigente do grupo, Rudi Gabriel, endereça ao governador suas críticas a uma falta de empenho para criar as condições para implantar sua empresa no estado. “Dizer que o investimento não veio porque o Estado não teve como criar condições para a implantação da empresa no Tocantins é um atestado de incompetência”, cutucou o deputado Raimundo Moreira. E acrescentou ainda que “quando o Governo vê lucro pra ele, as coisas são fáceis. Quando não interessa, tudo é difícil”.




Paulo Roberto quer receitas médicas digitadas em computador

O deputado estadual Paulo Roberto (DEM) apresentou na sessão desta quarta-feira, 29, um projeto de lei que propõe que as receitas médicas e odontológicas sejam obrigatoriamente digitadas em computador, datilografadas ou escritas manualmente em letra de imprensa, forma ou caixa alta. Segundo informou a Diretoria de Imprensa da Assembléia Legislativa, o deputado acredita que o projeto irá “facilitar a leitura dos receituários, evitando riscos de equívocos pelo não-entendimento da caligrafia”. Ainda conforme o parlamentar, esta é uma recomendação do Código de Ética Médica. Além disto, o projeto ainda determina que os médicos devem prescrever remédios genéricos sempre que esses estiverem disponíveis no mercado.




Marcello Lelis pede explicações ao Governo no caso Gabriel

O deputado estadual Marcello Lelis (PV) apresentou na sessão da tarde desta quarta, 29, um requerimento pedindo ao governador Marcelo Miranda (PMDB), o envio de informações que justifiquem a não implantação da indústria de psicultura no lago de Palmas pelo Grupo franco-belga Gabriel. O assunto dominou a sessão matutina após um pronunciamento do deputado do PV. Oposicionistas e governistas se revezaram na tribun. Os primeiros culparam o Governo do Estado. Já os deputados apontaram a alta exigência ou crise financeira do grupo Gabriel, como possíveis causas da desistência.



Governador busca solução para seca que castiga o SUDESTE

Marcelo Miranda reivindica recursos em Brasília nesta quarta O governador Marcelo Miranda (PMDB) busca recursos em Brasília, nesta quarta-feira, 29, para o combate à seca, serviços de saúde e infra-estrutura. ►
As audiências ocorrem nos ministérios dos Transportes, às 10h30, da Saúde, às 18h, e da Integração Nacional, às 19h, com os respectivos ministros. No primeiro encontro com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o governador solicitará a liberação de recursos para a construção da eclusa de Lajeado que permitirá a navegabilidade da Hidrovia Tocantins em 725 quilômetros.



Aqui em Palmas é 8 ou 80 !

Palmas registrou ontem a temperatura mais elevada entre as 26 capitais brasileiras, com os termômetros marcando entre 38 e 40 graus. Além do calor, a umidade do ar no Tocantins também é preocupante - abaixo dos 20%, de acordo com a Secretatia Nacional de Defesa Civil. Segundo especialista, a maior preocupação com o clima seco deve ser com as crianças.



MPF no rastro da Transbrasiliana!

A Transbrasiliana Tranportes e Turismo Ltda e a Viação Montes Belos Ltda foram acionadas na Justiça por suposto descumprimento ao Estatuto do Idoso

EDITORIAL




Por que há tanto ladrão no Brasil?

Não falo dos ladrões de galinha não, falo é dos ladrões que florescem aos montes de dentro da coisa pública...

Outro dia eu li que a “mão grande” no país, por ano, chega a “desviar” R$ 75 Bilhões...E tudo isso não é novidade para ninguém!

Mas eu fico besta mesmo é como cada gatuno tem uma boa desculpa. A maioria rouba por prazer ou por vingança. É comum o “meliante” que rouba para se vingar de uma humilhação de pobreza, às vezes, pode até ser traumas sexuais infantis.

Tipo: “fui brincar com os amiguinhos e eles me comeram, por isso hoje roubo até mesmo da saúde e da previdência... só de raiva!”

O mais perigoso é aquele que carrega um anel de doutor o dedo, conhecedor das lacunas, frestas dos códigos. Sabe da infinita embromação das instâncias, dos remédios e recursos, agravos, embargos, chicanas...Como sempre a PF prende os gatunos, ladrões de 1ª linha, a imprensa noticia, aí nossa lei solta!

Mas o que mais me deixa “P” da vida, é presenciar muitas pessoas (até futuro político) dizendo assim: “Não há o que fazer... O mundo foi sempre assim”

Daí os que dizem isso, um dia não irão resistir... Na primeira oportunidade vão meter a mão também!
Mário Sérgio


terça-feira, 28 de agosto de 2007

Variedades variantes

A VOZ DO POVO

Fonte: Jornal Primeira Página

Água

Ter piscina em casa deve ser muito bom, mas quando o dono sabe usar, claro. Na minha quadra tem várias casas com piscina, só na minha rua são duas. Fico boquiaberta de ver como essas piscinas gastam água, praticamente todos os dias a rua enche de água de uma ponta na outra, é um desperdício imenso. Não é possível que eles tenham que gastar tanta água assim, são milhares de litros de água que são jogados fora. Será que eles não pensam no povo que está morrendo com as secas na África? Um dia a água doce do planeta vai acabar, os filhos, ou netos, ou bisnetos, desses cidadãos estarão aqui para viver sem água, mas será tarde para pensar em voltar atrás.

Cleudimar Viana Nunes

Morador da quadra 904 sul


Coletivos

ColetivosGostaria de deixar minha queixa registrada nesse jornal sobre os coletivos de Palmas. Quando o novo sistema de transporte foi implantado, foi divulgado na mídia de que os usuários iriam esperar o máximo 5 (cinco) minutos por cada ônibus. Pura mentira! As pessoas passam 15, 20, 30 e até 50 minutos ou mais esperando um coletivo passar! E quando algum coletivo vem, passa superlotado, muitas vezes nem param de tanto saturado. Principalmente para quem mora na região sul de Palmas sabe perfeitamente disso. Deixo aqui minha indignação para que a população palmense possa se mobilizar para acabar com esse descaso para com a pessoa humana.

Wilma Aparecida

Funcionária Pública

Rilton e o transporte

Há poucos dias, o vereador Rilton do PT apresentou requerimento procurando atender às demandas da população principalmente em relação ao transporte público, alvo de inúmeras críticas em Palmas. O vereador solicitou a alteração do percurso da linha 2 (Taquaralto à Avenida JK) para que percorra o interior do Jardim Aureny IV. Segundo Rilton, a solicitação se justifica porque a mudança do sistema dificultou o uso dos ônibus, visto que estes não circulam mais dentro do bairro. E, considerando a expressão populacional do setor, fazer esta adequação seria um grande beneficio para a comunidade.





Filha de peixe...

A deputada Luana Ribeiro (PR) – foto – está dando o que falar. Marinheira de primeira viagem na Assembléia Legislativa, e iniciante na vida política – nunca havia ocupado um cargo eletivo –, Luana apresenta várias sugestões que, na maioria das vezes, são acatadas pelos seus pares do Palácio João D’Abreu. A última dela, diz respeito à aprovação de anteprojeto de lei que prevê a redução da carga horária dos assistentes sociais, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, nutricionistas e psicólogos para 30 horas semanais, atendendo uma antiga reivindicação dos profissionais da saúde contratados pelo Estado.



Briga entre Tribunais: TCE X TJ/TO
Mesmo com uma série de decisões discordantes entre as entidades, os tribunais de Contas e de Justiça do Tocantins negam que haja uma guerra entre os dois órgãos. Conforme o presidente do TJ, Liberato Povoa, as liminares dadas pelas instâncias são normais. Segundo ele, os processos são analisados de forma individual.Há poucos dias, o desembargador concedeu um mandato de segurança suspendendo uma “sessão secreta” que seria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado. A sessão do TCE debateria um processo contra um próprio conselheiro do órgão.Por sua vez, a Assessoria de Comunicação do TCE também assegurou que não há qualquer disputa entre os poderes. As decisões contrárias do TJ vêm sendo consideradas “normais” pelo Tribunal de Contas.



UFT abre em setembro inscrições para o Vestibular 2008

A Universidade Federal do Tocantins divulga o edital de abertura das inscrições ao Processo Seletivo de 2008. Estão sendo oferecidas cerca de 2.200 vagas nos cursos de Graduação da UFT - sendo 1.042 vagas no sistema universal e 116 para o Sistema de Cotas - etnia indígena. As inscrições poderão ser feitas nos postos de atendimento, de 17 a 27 de setembro, exceto nos sábados e feriados. Já pela internet, as inscrições começam no dia 5 de setembro e vão até o dia 30, pelo endereço eletrônico:
http://www.copese.uft.edu.br/.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O estado das coisas...

Estudo propõe uma nova região Norte

Estudo do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento aponta que a divisão territorial do país está defasada e já não funciona como instrumento eficaz de gestão de políticas públicas.Tocantins é citado como exemplo.

A divisão do País em cinco grandes regiões - Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste -, em vigor há 38 anos, está defasada e já não funciona como instrumento eficaz de gestão de políticas públicas. Esse é o diagnóstico de um estudo do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), concluído em maio, que propõe a reformulação da parte norte do território brasileiro, encravando ali uma terceira região, a Noroeste. O estudo 'As regiões brasileira pós-Tocantins: ensaio para um novo arranjo' defende a divisão da Região Norte em duas partes.
De um lado, sob a liderança do Amazonas, ficariam Acre, Rondônia e Roraima, que formariam o Noroeste. No outro extremo, surgiria uma nova Região Norte, composta por Pará, Amapá, Tocantins e o vizinho Maranhão, hoje um dos nove Estados nordestinos. Qualquer mudança no arranjo regional do Brasil depende de aprovação do Congresso. Os trâmites são os mesmos para a criação de um Estado.





Os municípios de Arraias e Paranã receberão 80 mil quilos de arroz em casca da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab.

A informação foi repassada na manhã dessa segunda-feira, 27, via ofício, à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Com a situação de emergência decretada por causa da estiagem, a Conab agilizou o processo de liberação dos alimentos.

O arroz é oriundo da safra de agricultores familiares e integra o estoque estratégico do programa federal Fome Zero. Nos dois municípios, mais de 8,6 mil pessoas da zona rural foram afetadas, ficando sem água potável, perda de parte da agricultura de subsistência e de cabeças de gado.

Para minimizar o sofrimento da população, o Governo do Estado enviou 2,3 mil cestas básicas às famílias. Em ação conjunta de vários órgãos, a população está recebendo água potável, distribuída por meio de caminhões pipas e engenheiros fazem um levantamento da situação ambiental nos municípios para o desenvolvimento de atendimento emergencial e de recuperação dos mananciais.


Acidentes deixam 15 pessoas mortas no final de semana
No mais grave, seis morreramapós colisão entre ambulânciae caminhão na BR-153


A rotina de morte no trânsito continua no Tocantins, desta vez com números ainda mais trágicos. Foram seis acidentes no último final de semana que deixaram um saldo de 15 pessoas mortas. No mais grave deles, domingo, no km 379 da BR-153, no município de Rio dos Bois, a 123 quilômetros de Palmas, as seis pessoas que estavam numa ambulância morreram após o veículo chocar-se com um caminhão. O acidente interditou a rodovia por cerca de duas horas. Também no domingo, na Capital, uma colisão envolvendo um Santana e uma moto provocou a morte de três pessoas.





Enquanto as alianças e candidaturas para as eleições municipais ainda vêm sendo costuradas, os possíveis concorrentes e os partidos políticos dizem que as pesquisas eleitorais serão decisivas para a escolha da melhor alternativa.Apenas ao jornal O GIRASSOL esse pensamento foi passado pela presidente do Diretório Regional dos Democratas, Kátia Abreu, pela ex-prefeita, deputada federal e possível candidata ao comando do paço Municipal, Nilmar Ruiz (DEM), pela vereadora Edna Agnolin (DEM) e pelo deputado estadual Marcello Lelis (PV).Desta forma, os institutos de pesquisa passam a ter um papel preponderante no futuro de Palmas. O GIRASSOL procurou saber como estão os trabalhos destas empresas e dos veículos de comunicação que as contratam.

Visão/O Jornal


Historicamente, o instituto vem atendendo o semanário O Jornal. Essa vinculação faz com que a maior parte da população pense que o instituto e o periódico são do mesmo proprietário. Porém, o diretor do Visão, Marcelo de Souza, assegurou que as empresas são independentes.Além disso, ele afirmou que o instituto, inclusive, pode ser contratado por outro órgão de comunicação que estiver interessado. Uma pesquisa em Palmas, por exemplo, com uma quantidade entre 800 a 1.000 pessoas entrevistadas custaria em torno de R$ 5 mil. O serviço, claro, também pode ser contratado por candidatos e partidos políticos.Souza destacou que, por enquanto, ainda não teve qualquer trabalho contratado neste ano. Ele admitiu, porém, que é normal as forças políticas começarem a solicitar esse tipo de levantamento em um período mais ou menos como o de agora, pouco mais de um ano antes da realização das eleições.O empresário contou, ainda, que pelo menos duas empresas já estão trabalhando em pesquisas na capital tocantinense: o Ímpar e a Global Service. Ele ressaltou não saber quem contratou os serviços.

Ímpar/Primeira Página


Por sua vez, o Ímpar mantém uma parceria com o jornal Primeira Página. Desta forma, os resultados dos levantamentos do instituto são publicados apenas por aquele periódico. Entretanto, o Ímpar também faz trabalhos encomendados por forças políticas.O responsável pela empresa, Reinaldo Soares, não quis revelar quanto custaria a contratação de uma pesquisa. Ele salientou que a negociação se dá diretamente com o cliente. Soares assegurou que o Ímpar não é de propriedade da jornalista Sandra Miranda, diretora e editora do Primeira Página.Conforme Soares, o Ímpar pertence a um empresário de Mato Grosso. O nome dele também não foi citado. “Ninguém conhece, ele raramente vem ao Estado”, pontuou.

Jornal do Tocantins/TV Anhanguera


A Jaime Câmara, responsável pela edição do Jornal do Tocantins e pela geração da TV Anhanguera, utiliza pesquisa de duas empresas na sua cobertura de eleições. Uma delas é o Serpes, que é contratado com dinheiro do Jornal do Tocantins. O outro instituto é o Ibope, que tem reconhecimento nacional. O Ibope é contratada em parceria com a TV Globo. A Anhanguera é uma afiliada da Globo.Conforme o editor executivo do Jornal do Tocantins, Marcelo Santos, não há previsão de contratação de pesquisa para a sucessão municipal neste ano.



O GIRASSOL


O jornal O GIRASSOL publica as pesquisas levantadas pelo instituto Brasmarket, que tem atuação nacional. Em 2006, última pesquisa encomendada pelo periódico, houve uma parceria entre o jornal e um dos maiores grupos de comunicação do Estado, o Boa Sorte (SBT). Os valores cobrados pelo instituto dependem da quantidade de pessoas que serão entrevistadas, e do nível de complexidade da análise dos dados dos questionários. De acordo com Wibergson Gomes, editor do O GIRASSOL, o periódico deve encomendar nova pesquisa num prazo máximo de seis meses, e a parceria com o Grupo Boa Sorte será mantida.





Durante o lançamento do Juventude Democratas no Tocantins, ocorrido na manhã desta sexta-feira, no Auditório da Assembléia Legislativa, em Palmas, a deputada federal Nilmar Ruiz (DEM) falou da importância da participação dos jovens nos debates políticos. Para a deputada, a força da juventude está em todos os lugares e essa força é que fará a diferença ao país.
Noticiário em Link:

Veja abaixo o que temos de novidades para você:

Sai índice do ICMS; dos 20 municípios com recursos aceitos, 9 ficam com índices menores
24/08/2007 18:25:51

Diretora da Anac pede renúncia após anúncio de processo administrativo
24/08/2007 17:23:49

Candidatos a procurador realizam provas no sábado

24/08/2007 16:40:23

Lojistas do rodoshopping obtêm mais de 22 mil assinaturas; grupo esteve com Nilmar
24/08/2007 16:37:48

Ex-diretor do Banco do Brasil é denunciado por peculato no processo do mensalão
24/08/2007 16:31:54

Bom dia: Marcelo terá só um palanque em 2008
24/08/2007 16:18:14

Tocantins inscreve 0,7% do total no Enem
24/08/2007 16:08:44

Polida, Kátia defende oposição a Lula e evita debate com Solange
24/08/2007 15:52:00

Moradores do Aureny II serão ouvidos pelo Orçamento Participativo 2007
24/08/2007 15:11:05

Em nota, comando dos Bombeiros diz que não vai se manifestar sobre críticas

24/08/2007 15:07:30

Quintanilha defende voto secreto para processo de Renan
24/08/2007 14:31:57

Segunda etapa da campanha de multivacinação e chamada nutricional começa no sábado
24/08/2007 13:46:56

Assessora de ministro do TCU diz que combate à corrupção exige que instituições se organizem
24/08/2007 12:20:06

Plano Diretor: chacareiros concordam com a diminuição do perímetro urbano
24/08/2007 12:06:37

Em clima de convenção, PDT recebe Edna Agnolin como candidata a prefeita
24/08/2007 11:57:23

Jobim aceita pedido de demissão de Denise Abreu
24/08/2007 11:33:24

TSE cassa diploma do suplente de deputado José Bonifácio
24/08/2007 11:21:51

Em nota, bombeiros se dizem insatisfeitos com comando da corporação
24/08/2007 10:31:39

Site Clebertoledo.com.br abre seleção de trainee
24/08/2007 10:09:52

Promotores de justiça substitutos são empossados nesta sexta);
24/08/2007 10:03:30

Ministro garante que manterá indicação do PDT para Delegacia do Trabalho
24/08/2007 10:00:39

Bom Dia, Governador: Marcelo fala sobre a importância do Manuel Alves; ouça a entrevista
24/08/2007 09:37:45

Em nota, Lelis diz que "intempestiva" e "desqualificada" é a desativação do rodoshopping
24/08/2007 09:10:22

Relator do mensalão aceita o primeiro item da denúncia contra os 40 acusados do mensalão
24/08/2007 08:03:34

Renan diz que laudo da PF "desfaz todos os pontos" de representação contra ele

Fonte: Cleber Toledo


Quem fez "15" aninhos este final de semana foi meu amigo Confúcio (vulgo Fermentão). Parabéns meu jovem !!