quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Opinião

O melhor de Cuba é o cubano!

A história da Cuba antecede a do Brasil e é tão antiga que chega a coincidir com a época do descobrimento da América, por volta de 1490 por Cristóvão Colombo. Somente em 1902, quando findou a intervenção militar, que foi proclamada a República de Cuba, mas ainda assim, o domínio republicano continuou nas mãos dos E.U.A.. Cuba, como tantas outras, passou a ser apenas uma colônia americana e era famosa por possuir belos cassinos e cabarés. Era o refúgio de políticos, magnatas e mafiosos que vinham da Europa e da América. Cuba sempre foi vista como uma região de lazer para os “poderosos”. Para se ter uma idéia, o negócio era mais ou menos como o turismo que os “gringos” fazem no Brasil até hoje... Mas ao contrário daqui, lá em Cuba, ainda na década de 50, surgiu o polêmico Fidel Castro, que juntamente com outros revolucionários, empreenderam a chamada “revolução cubana”. Mais tarde, Che Guevara uniu-se a ele e em dezembro de 1956 mobilizaram todo o país a lutar pela “libertação”.

Através dessa revolução, que brasileiro nenhum acreditaria que poderia dar certo, eles saíram vitoriosos e acabaram mudando a história de um país inteiro. Como conseqüência, as relações diplomáticas com os Estados Unidos da América foram cortadas e a partir de então foi estabelecido um embargo econômico esmagador na ilha. Mesmo assim, após 04 décadas do novo regime, Cuba ainda resiste ao bloqueio comercial dos E.U.A. Ainda assim, o país conseguiu obter grandes resultados na arte, na educação, na medicina e no esporte. Imagine só se não tivesse ocorrido esse bloqueio? A “pior coisa” para os cubanos não foi o povo lutar pelo seu país, pelos seus ideais. Também não é o regime ditatorial, o que massacrou (e ainda massacra) aquele povo foi a covardia do bloqueio imposto pelos americanos, que nunca aceitaram perder. Isso sim devastou o país e a chamada mídia grande (capitalista) não falava (e nem fala) em momento algum.

Cuba fez como a maioria de nós brasileiros, “arriscou” investir para ser dono do seu próprio negócio. Quis deixar de ser empregado para ser patrão, mas escolheu um ramo que estava em pleno declínio. Eles acharam que seria fácil tocar o seu negócio com o nome sujo na praça (no mundo capitalista) e hoje a população paga por essa escolha. Se desde a época de seu descobrimento (a mesma coisa vale para o Brasil) Cuba tivesse lutado por sua independência, com certa liberdade para obter um pouco mais de abertura econômica, teria tudo para ser uma das maiores nações do mundo. Cuba apenas fez uma opção diferente do Brasil, mas ambos não souberam aproveitar melhor suas escolhas, assim como fez os chineses, que hoje são capitalistas, mas totalmente disciplinados pelo regime socialista-comunista.

Para se ter uma idéia, mesmo com o bloqueio e a ditadura, 70% de sua população hoje possui nível universitário e isso tem gerado pessoas que não querem mais trabalhar no campo. A saúde lá é pública e de ótima qualidade. Os impostos por lá se resumem em apenas dois: Os 11% do Imposto de Renda Federal e os 14% da Seguridade Social. Portanto, acho que nós brasileiros não somos o povo mais “ideal” para fazer comparações com Cuba, pelo menos com o lado bom daquele país, pois nunca tivemos bloqueio algum, nossa saúde é uma das piores do mundo, a educação avança a passos curtos, não há investimento maciço em todos os esportes (só futebol), a corrupção não deixa distribuir melhor a renda e os impostos... Sobre eles prefiro nem comentar!

Sabemos que o regime fechado e ditatorial imposto por Cuba nos dias de hoje já não é mais aceitável, mas a meu ver, não deixa de ser um regime diferente das democracias, onde milhões de pessoas depositam seus votos nas urnas e elegem “livremente” os seus representantes “movidos” e “manipulados” pela ditadura televisiva, pelo cabide empregatício e principalmente pelo poder econômico. Quem o diga o nosso amado Brasil! Por isso é que acho que não devemos carregar preconceitos por Cuba ou por qualquer outra nação, pois o melhor de Cuba é o cubano.


Mário Sérgio Melo Xavier
Autor do Blog: www.dnoto.blogspot.com

Dica de link's:

http://www.portocomcuba.org/cuba_supera_portugal_em_indicado.htm

http://www.dnoto.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=506:contrastes-cubanos&catid=3:o-povo-conta&Itemid=56