terça-feira, 31 de julho de 2007

Cenário político para 2008 Cidades....

ARRAIAS

Disputa prá lá de congestionada

Fazer uma análise política precisa nas cidades onde surgem demasiados nomes de prefeituráveis, tornase uma missão espinhosa. Em Arraias, até já imagino o Dr. Brito Miranda dando ‘esporros' em muita gente, pois, afinal, o governo acaba carregando ônus de ter que agasalhar a vida dos que ficam fora do processo. Senão vejamos: o vereador Leonan Xavier (PSB) há tempos que vem, na surdina, regando o seu nome junto à comunidade do seu município, fazendo toda jogada de marketing, ou seja, espalhando placas pelas rodovias da região, ensinando até como os motoristas devem se comportar no trânsito. O ex-prefeito Luiz de França, hoje nas fileiras do Partido dos Trabalhadores, não esconde para ninguém o desejo de retornar ao antigo posto. Outro, Lirando Jacundá (PMDB), o Bibi, respaldado pelo poder econômico que desfruta, já alugou um casarão na cidade e faz abertamente proselitismo por onde passa. Já a prefeita Mariseth Vasconcelos (PP) caso não venha entrar na disputa, poderá apoiar o nome de Domingão, um aliado forte e de muita densidade eleitoral. O ex-prefeito Tonhão, por sua vez, já armou a sua ‘arataca' política, esperando a hora certa para dar o bote e conquistar algum apoio de candidatos que frustrarão no percorrer da jornada. Segundo o conceituado analista político da região, Rodrigues de Sousa, diretor do jornal Tribuna do Interior , o nome que pode surpreender e vir a ser o candidato com o apoio do governo, é do atual presidente do Detran, Joaquim Balduíno, que, na visão de Rodrigues, dificilmente acenaria com um não a um chamado dos mirandas.


SÃO SALVADOR

Lapeiro promete dar lapada no prefeito

O ex-prefeito Osvaldo Lapeiro, que já comandou o município por duas ocasiões, está lutando com unhas e dentes para barrar os planos do prefeito Denival Gonçalves (PFL) de continuar à frente do executivo por mais quatro anos. Nesse sentido está trabalhando a candidatura do seu filho, Washington Milhomem, o popular ‘pezão'. Aliás, desbancar o atual prefeito não vai ser tarefa fácil, posto que Denival vem gerindo bem a administração municipal. Contudo, correndo por fora, aparece bem o nome de Bezerra, que já concorreu à prefeitura em duas oportunidades. Comenta-se, porém, que Bezerra pode ser o vice na chapa do atual prefeito. Em suma, os críticos na cidade dizem que pezão, filho, promete que vai pisar no pescoço do prefeito Denival, enquanto o pai, Lapeiro, vai chegar à lapada. Assim, já imaginou se a receita do prefeito Edson Lustosa, de Paranã, começar a ter aceitação na região? Eu, hein...



PARANÃ

Hermínio rompe com Edson Lustosa

O ex-prefeito Hermínio Bernardes se desentendeu, mês passado, com o atual prefeito Edson Lustosa (PMDB) e estão rompidos politicamente. O motivo alegado por Hermínio é a de que Lustosa age arbitrariamente, toma decisões sem ouvir os companheiros e, assim sendo, dificilmente conseguirá recuperar-se do desgaste político-administrativo. É bom lembrar que Hermínio ainda goza de significativo prestígio político na cidade. Com a ruptura, o exprefeito foi aconchegar-se no grupo político do deputado José Viana. Ali, anotem, vai ser travadauma das mais acaloradas disputa, onde grupos já ameaçam retaliar adversários com chicotadas, outros prometem fazer coivaras para sapecar no fogo opositores.

ALMAS

Eldon Barbosa também no páreo

Só restam onze meses para as convenções partidárias que, como se sabem, irão definir os nomes que vão concorrer ao pleito municipal de 2008. Se para uns, a definição política agora só acarretaria desgaste, para outros, a tese de que o boi que vai à fonte primeiro é quem bebe a água limpa. É seguindo esse adágio que Eldon Barbosa, atual vice-prefeito já por dois mandatos consecutivos, pôs o pé na estrada. De posse de uma surrada 'furreca', dá uma de andejo, percorrendo casas e vilas do município almense, levando uma mensagem eloqüente, que vai de simplórias promessas até o ouvir do clamor dos desassistidos.


MARIANÓPOLIS

Ainda sem o vendaval político

Acidade transpira um clima político ameno, ou seja, a temperatura política ainda permanece estável sem nenhuma nebulosidade a vista. Não se ouve, por enquanto, as rajadas dos segmentos que pretendem entrar na disputa do próximo ano. Até onde pude apurar, o prefeito Claudoir Bento (PMDB) ainda não se pronunciou se vai ou não concorrer a um novo mandato. Mas, pelo arrojo dos últimos meses, dificilmente vai entregar a rapadura adocicada aos adversários. Como o prefeito irá repor as baixas sofridas, quando uma leva de companheiros saltou do barco da sua base de apoio, nenhum analista da cidade soube explicar.


MONTE SANTO

Breve, inauguração de obras

A previsão da prefeitura é que, até o final de agosto, sejam inauguradas trinta casas populares e um posto de saúde. Recentemente foi inaugurado o prédio onde estão instalados os pioneiros mirins. Essas obras e tantas outras que já foram entregues à população, vão facilitar a postulação do prefeito Cleodson de Sousa (PSDB) na tentativa de reelegerse. O PMDB está apostando na liderança de Dedé e no apoio do governador Marcelo Miranda aos candidatos da base. Caso não viabilize um acordo político com os modebas, o candidato natural do PT vai ser Rogério.

Nenhum comentário: