quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Curiosidades Curiosas

Os mais antigos vestígios de hominídeos fora da África

Fósseis de cerca de 1,77 milhões de anos encontrados em Dmanisi, na Geórgia (fronteira entre Europa e Ásia), são a evidência mais remota da presença do gênero Homo fora da África e podem esclarecer melhor um período da evolução humana em que as espécies começaram a assumir traços mais modernos. A análise de restos de membros de três hominídeos adultos e de parte do esqueleto (incluindo estruturas associadas ao crânio) de um adolescente (foto) mostrou que eles misturavam características primitivas e avançadas da família Hominidae.

Segundo o estudo, publicado por uma equipe internacional na revista Nature desta semana, os hominídeos de Dmanisi tinham capacidade craniana limitada e membros superiores primitivos, semelhantes aos dos Australopithecus , ancestrais do gênero Homo . Por outro lado, a proporção de seu corpo era parecida com a de humanos modernos. Embora eles não tivessem um mecanismo locomotor avançado, como os do Homo erectus africano e de hominídeos posteriores, a estrutura de sua coluna vertebral e características de seus membros inferiores indicam que eles já eram capazes de percorrer longas distâncias.





Há 20 anos eles praticamente não existiam, o custo era bastante alto e contavam com uma tecnologia básica. Hoje os celulares são leves, possuem câmeras de alta resolução, capacidade de realizar vídeo conferências, armazenar vídeos e músicas, acesso à internet, sensores de movimento que calculam altura, distância, biorreconheci-mento e outros aspectos que fariam mesmo o mais otimista dos cientistas da década de 80 duvidar.

O aparelho Transformer 01, da Pantech, por exemplo, foi desenvolvido para combinar várias funções multimídia com um design leve e fácil de utilizar. A sua tela possui sistema touch-screen e o aparelho apresenta dois suportes que o posicionam como um televisor, para assistir filmes, TV ou realizar conferências de vídeo telefonia, por exemplo. Além disso, o Transformer 01 deverá contar com câmera fotográfica de alta resolução e outros features inovadores.





Gel para prevenção da Aids


Um gel vaginal poderá ser um poderoso aliado das mulheres na prevenção da Aids. O produto, que está sendo desenvolvido por cientistas brasileiros, tem como princípio ativo um composto extraído da alga marinha Dictyota pfaffii , encontrada no Atol das Rocas (RN). Testes in vitro comprovaram sua capacidade de impedir a multiplicação do vírus HIV nas células, o que evitaria a infecção.






Trânsito equipamentos anti-fotosenssor

É incrível a capacidade de burlar as leis encontradas pelo bicho-homem. Um dos últimos exemplos são os produtos anunciados via internet para evitar multas quando se avança nos sinais e fotossensores. Tem o spray photoblocker, que faz desaparecer a matrícula da placa do carro quando exposta ao flash dos pardais. Também tem um protetor para a placa que deforma a imagem vista de qualquer um dos lados

Nenhum comentário: