segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O Estado das Coisas...

Brasil todo errado !


Bolsa Universitária

O Programa Bolsa Universitária, coordenado pela Secretaria Estadual da Juventude, recebeu 5.820 inscrições, que foram encerradas na sexta-feira, 19. O resultado da primeira etapa deve sair até terça-feira, 30. Os inscritos são de municípios de praticamente todas as regiões do Estado. Nessa primeira etapa, os dados dos candidatos à bolsa serão analisados e, caso se encaixem nos critérios do programa, caberá aos candidatos apresentar os documentos que comprovam as declarações prestadas. O Programa Bolsa Universitária está oferecendo 300 vagas para estudantes de instituições conveniadas com a Secretaria Estadual da Juventude. As bolsas variam de 50 a 250 reais. Cerca de 2.500 estudantes tocantinenses já foram beneficiados. Em contrapartida, eles prestam entre 40 e 160 horas semestrais de serviço comunitário.
Fonte: Jornal Opção

Envergando: Não seria melhor reverter todo o dinheiro que é gasto com essas bolsas na ampliação das universidades federais ou na criação de outras estaduais ? Vejo que isso só beneficia a proliferação de universidades e de cabos eleitorais do governo dentro das universidades.
Enquanto a maioria dos pobres entram fácil numa faculdade e estão ralando para pagá-la, os ricos como são bem preparados passam na difícil universidade pública e gratuíta. Tudo "totalmente" trocado !




Quem deve sempre esquece...


Justiça Federal condena ex-prefeito

O ex-prefeito de Palmas Manoel Odir Rocha (gestão 1997/2000) vai ter que ressarcir mais de 43 mil reais aos cofres públicos, por improbidade administrativa. Pelo menos é o que garante a Justiça Federal no Tocantins, que emitiu, na semana passada, sentença condenatória em seu desfavor, acusado de improbidade administrativa durante sua gestão. O processo envolve ainda ex-auxiliares seus: Oly José de Morais Ramos, Dario de Oliveira, Ednea Alves de Castro, Silas Alves Pereira, Vicente Santana Sampaio, Georgios Filipakis, Omar Lucena Neto e Wilton Ferreira Costa.
A condenação é resultado de ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal em abril de 2000, em razão de denúncia que apontava irregularidades cometidas pelos servidores municipais e representantes legais de empresas participantes de licitações, como falsificação de documentos nos processos licitatórios, empresas abertas sem endereço, alteração em datas de validade de certidões, dispensa indevida de licitação, não divulgação dos editais de avisos de licitação e aquisição de bem ou realização de obra antes de iniciar o processo licitatório, entre outros delitos. Segundo a ação, os participantes da comissão permanente de licitação atuavam em conjunto com os empresários, com anuência do então prefeito.
Fonte: Jornal Opção

Envergando: A nossa justiça é como a água e alguns políticos como "rocha", mas como diz o ditado: "água mole em pedra dura tanto bate até que fura !"


O que atrapalha o desenvolvimento é estarmos incluídos na Amazônia Legal !


O deputado federal e presidente regional do PMDB Osvaldo Reis quer ver o Tocantins fora do território da Amazônia Legal. Projeto de lei de sua autoria nesse sentido tramita no Congresso Nacional. Embora possua menos de um décimo de seu território com características do ecossistema amazônico, o Tocantins foi incluído na área de abrangência da Amazônia Legal. “Isso aconteceu porque a definição desse espaço é fruto de um conceito político e não de um imperativo geográfico. Foi a necessidade de planejamento para a promoção do desenvolvimento da região que impeliu o governo a definir os atuais limites da região”, argumenta o parlamentar peemedebista.

Dessa maneira, deixando de pertencer à Amazônia Legal, o Tocantins também corre o risco de perder milhões de reais em incentivos financeiros provenientes da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), gestora do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), criado para estimular empreendimentos na região em diversos setores, de serviços à alta tecnologia, e do Banco da Amazônia S/A (BASA).
Fonte: Jornal Opção
Envergando: Enquanto se debate no mundo todo como diminuir os efeitos do aquecimento global, o nosso Deputado Osvaldo Reis nos aparasse com esta brilhante idéia! Não podemos se quer pensar em abrir as porteiras para os desmatamentos e as plantações feitas a torto e à direita. Já basta a seca que assola nosso estado. Já basta-nos ter 60% dos nossos rios represados com hidrelétricas e ainda pagarmos alto preço pela energia consumida. Enquanto em alguns estados não se tem mais nem o que preservar o estado mais novo do país não pode seguir os maus exemplos. Temos que ficar de olho e tentar preservar o verdadeiro produto que é a “natureza”. É! Porque no futuro, óleo diesel, gasolina, álcool e energia elétrica serão apenas subprodutos, pois sem eles nó até viveríamos, mas sem a “água potável e o clima estável não!”. Estamos de olho !



O grande estrategista !


“O DEM faz parte da base aliada e é normal que apresente nomes. Mas não se pode desprezar a força do PMDB”

Não tenho o costume de me antecipar aos fatos. Acho que cada coisa deve acontecer dentro do seu próprio tempo. Mas, na minha opinião, pesquisa é apenas pesquisa, eleição é eleição. Pesquisa reflete apenas o quadro do momento. Política é algo dinâmico, muda da noite para o dia, depende muito das circunstâncias. Não se pode definir um quadro político com números apresentados hoje para uma eleição que só vai acontecer daqui a um ano.
Fonte: Jornal Opção


Jovens alcóolatras !
Prazer que vicia, desestabiliza e pode levar à morte
Consumido por 33 milhões de brasileiros, boa parte deles jovens, o álcool causou a morte de 40 pessoas no ano passado no Tocantins

Consumido cada vez mais cedo e campeão mundial na preferência dos usuários, o álcool é uma droga que desestabiliza famílias, provoca a diminuição dos anos de vida útil e leva à morte. No ano passado, 40 pessoas morreram em conseqüência de doenças provocadas pelo excesso do consumo de álcool no Tocantins, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Mesmo assim, entre os maiores de 18 anos, 33 milhões de brasileiros bebem (52%), 28% deles de forma exagerada, como mostra levantamento divulgado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e Universidade Federal Paulista (Unifesp). Os jovens estão se iniciando na bebida precocemente. No Estado, entre a faixa etária de 15 a 29 anos, a média de consumo é de 17,21%, bem acima da nacional (11%). Vício causado, principalmente, por fatores emocionais, o alcoolismo é uma doença grave e que merece a atenção do poder público, segundo o psiquiatra e presidente do Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), Solimar Pinheiro, mas que pode ser combatida, não apenas com medicamentos, mas também com o acolhimento do usuário.
Fonte: Jornal do Tocantins