quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O Estado das Coisas...

Salário de janeiro será pago no próximo dia 1º



Da redaçãoO pagamento de janeiro do funcionalismo público estadual será liberado no dia 1º de fevereiro. O salário estará disponível para saque depois da zero hora do dia 2. Segundo a Secretaria da Comunicação (Secom), devido o adiantamento os técnicos das secretarias da Fazenda e da Administração agilizam o processamento da folha. De acordo com a Sefaz o valor ainda não está definido, mas é provável que o total gire em torno de R$ 100 milhões. A verba pagará o sálario do mês de janeiro para cerca de 54 mil funcionários, segundo a Secad. O pagamento foi uma orientação do governador Marcelo Miranda (PMDB), pois o feriado de Carnaval é dia 5 de fevereiro.




Ministro nega pedido de cassação de Marcelo Miranda



Núbia Martins O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o seguimento do recurso no qual a Coligação União do Tocantins (PSDB/PTB/PSC/PL/PSB/PV/PP/PT do B) pede a cassação do diploma do governador Marcelo Miranda (PMDB), por suposta distribuição de bens durante inauguração de obra pública, na campanha de 2006. O pedido foi negado pelo ministro do TSE José Delgado, relator do recurso, que afirma que a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) não pode ser revista sem que se proceda ao reexame das provas.





Envergando: Não sei se procede ou não o pedido da UT, mas se a coisa fosse inversa, com certeza também não daria em nada, ou seja, é como diz um ditado: Quem tá no poder está por cima da carne seca!




Tocantins é quarto Estado que mais investe





Da redação O Tocantins é quarto Estado que mais investe em saúde. Foi o que informou o Ministério da Saúde por meio de Nota Técnica enviada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A nota apresenta o resultado dos investimentos dos recursos próprios em gastos com ações e serviços públicos em saúde no ano de 2006, que chegaram a 13, 47%. De acordo com a Emenda Constitucional nº 29/2000, a determinação é que o estado destine 12% de sua arrecadação para investimentos na saúde pública.




Envergando: O governo federal investe, o estado investe, mas e os municípios ? Tenho é dó dos municípios, acho que as CPI's, as operações da PF, deveriam partir lá de baixo, das prefeituras, pois muitas delas são como larvas e sanguessugas do dinheiro público.







Prefeitura de ALMAS tem FPM bloqueado por irregularidades






Há mais de cinco meses sem pagar o salário dos servidores municipais a Prefeitura Municipal de Almas teve seu Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueado por uma determinação da Justiça e permanecerá bloqueado até que a deliberação seja cumprida.



O juiz da comarca de Dianópolis, Ciro de Oliveira, bloqueou os recursos federais destinados ao município como o fundo de manutenção da educação básica, o fundo de saúde e o FPM, até que todos os salários atrasados sejam pagos. As denúncias de irregularidades cometidas durante a administração do prefeito Manoel Midas Pereira da Silva (PMDB) são antigas. Desde 2006, um dos vereadores da cidade já havia protocolado junto ao Ministério Público Estadual (MPE).




Envergando: Como na matéria acima, eis aqui um grande exemplo daquilo que eu falava. A fonte que mina dinheiro desviado através de verbas federais, principalmente, são nos municipios menores, aqueles que quando agente entra já nos deparamos logo com a placa volte sempre! Muitos deles, já com cento e tantos anos de existência e o máximo que se modifica na cidade são os troncos de árvores e meios fios pintados com a cal. É o que eu digo: "Vamos rastelar por baixo primeiro, se não, não adianta !"







Concorrência de Concurso é divulgada pela SSP


Da redaçãoA Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou nesta quarta-feira, 16, a concorrência para o concurso da Polícia Civil do Tocantins. Ao todo, foram 30.472 pessoas inscritas, para 350 vagas oferecidas. As informações adicionais relativas ao certame devem ser feitas por meio da página do Cespe, instituição organizadora do concurso. Os locais de prova ou qualquer outro tipo de informação, são de responsabilidade exclusiva do Cespe.




Confira aqui a concorrência do consurso. (Com informações da SSP)



Prefeituras querem dinheiro para investir em ecologia !



A Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (Sefaz) impugnou 11 pedidos de revisão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) feitos por nove municípios. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, número 2.571, desta quarta-feira, 16. Segundo o Secretário Executivo do Conselho Especial para Elaboração do Índice de Participação dos Municípios no ICMS (CEIPM-ICMS), Jales Pinheiro Barros, a maior parte dos pedidos estava relacionada ao ICMS Ecológico, que visa investir na conservação da biodiversidade das unidades de proteção ecológicas no território nacional. “Eles tiveram o pedido rejeitado porque não comprovaram os gastos que tiveram através de documentos”, relata.



Envergando: A moda agora é recursos para investir em preservação. É a natureza como a mais nova rota de desvio de verbas...Já não bastava desviar da saúde e da educação, o alvo agora é a natureza!