quinta-feira, 3 de maio de 2007

Números da dengue ultrapassam seis mil





Durante a sessão ordinária na Câmara Municipal, realizada na quinta-feira, 26, em seu discurso na tribuna da Casa, o vereador Dr. Sebastião Silveira tratou mais uma vez sobre a maior epidemia de dengue da Capital.


O parlamentar havia feito uma estimativa que os números de notificações da doença em Palmas chegariam a 6 mil casos até julho deste ano. No entanto, dados da Secretaria Municipal de Saúde divulgados na imprensa mostraram que até o dia 25/04, 6.529 suspeitas de dengue foram notificados, sendo 159 confirmações.


DescasoPara o vereador isso é um verdadeiro descaso por parte das autoridades locais com a população palmense. Nos últimos dois anos e quatro meses (período da atual gestão) foram notificados mais de 10.000 casos de dengue em Palmas. Sendo que em 2004 foram apenas 334 notificações. Dr. Sebastião acredita que se não tiver uma ação contínua, um planejamento adequado no combate à doença e um trabalho mais incisivo dos agentes de saúde se tornará difícil pelo menos amenizar a epidemia em que a Capital se encontra.


Outra preocupação do Dr. Sebastião diz respeito ao Calazar, “doença que matou tanto quanto a dengue em nossa Capital, mas que as medidas adequadas de prevenção não estão sendo tomadas”, diz o parlamentar. Inclusive, afirma o vereador, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) irá investigar se houve negligência, omissão ou irregularidade na aplicação dos recursos destinados ao combate destas doenças em Palmas. O Ministério Público Estadual já afirmou que houve negligência e ineficácia no combate à dengue em Palmas. E o caso está sendo investigado também pelo Tribunal de Contas da União - TCU.


ExércitoMilitares do 22º Batalhão do Exército, auxiliaram as atividades de sensibilização que a secretaria municipal de Saúde, promoveu na sexta-feira, dia 27, a partir das 8 horas, junto aos moradores do Jardim Aureny IV. Trinta soldados do Exército e um grupo de agentes comunitários de saúde e ambientais visitaram todas as casas com o objetivo de conscientizar a comunidade da luta no combate ao mosquito transmissor da dengue. Simultaneamente a este trabalho, foram distribuidos panfletos educativos.

Nenhum comentário: