quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Rapidinhas

ENTREVISTA - MARCELO SILVA



Palmas, gerida pelo PT, é o referencial eleitoral de todo o Estado. Qual a sua avaliação sobre o quadro na capital?

"O PT nunca se aventurou numa candidatura a governo do Estado pra valer, com uma candidatura sólida, competitiva. Preferiu se coligar, apoiando candidatos do PMDB. Agora, o partido considera que está na fila há muito tempo e que chegou a vez de amadurecer uma candidatura para o governo do Estado. Mas isso passa pela a reeleição dos prefeitos do PT no Estado, pelo sucesso administrativo deles. Se a maioria conseguir se eleger estará credenciando o PT para uma candidatura ao governo do Estado. O PMDB já está no poder, não vai querer largar, e o DEM vai querer se firmar, vai querer ter seu candidato. Eles se consideram o partido da vez, o sucessor natural. Então, vamos ter um partido que acha que está maduro, outro que acha que é o sucessor natural, um terceiro que está no poder e a tradição da União do Tocantins. Acho difícil esses quatro grupos se reduzirem a dois. Podemos ter uma sucessão com três candidatos competitivos. O que é outra novidade."


Fonte: Jornal Opção





Os vereadores deixaram seus partidos após 27 de março de 2007, em descumprimento da Resolução 22.610, publicada no dia 30 de outubro do ano passado, que prevê a perda de mandato de parlamentares que trocaram de partido sem justa causa. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera justa causa para a troca de sigla os seguintes ítens: incorporação ou fusão do partido, criação de novo partido, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal.

No Estado, dois municípios tiveram o maior número de infiéis, Figueirópolis, com 7, e Ponte Alta do Bom Jesus, com sete dissidentes. Em seguida está o município de Bom Jesus, com 6, São Bento e Ananás,com 5. Já em Gurupi, Lagoa do Tocantins, Abreulândia, Santa Teresa do Tocantins, Rio Sono e São Felix, foram 4 infiéis.Uma das situações que levou o MPF a pedir a perda de mandato dos infiéis foi que tanto os suplentes quanto os próprios partidos não ingressaram com a ação declaratório de mudança de partido no prazo de 30 dias, prevista pela resolução 22.610.

Lista dos vereadores:

DIANÓPOLIS


TALLIS WEBER COSTA VALENTE

FERDNANDO FERREIRA CARVALHO


ALMAS

NARSIZIO MARCOS ALVES BORGES
ROBERTO ALVES

NOVO JARDIM
NAIR ALVES EVANGELISTA COSTA
ALONSO AIRES CERQUEIRA
ANTÔNIO CANTÍDIO ARRAIS

RIO DA CONCEIÇÃO
JOSEMILSON VIEIRA MACEDO

JOSUEL SALUSTIANO DA SILVA
JOSÉ DIVINO PEREIRA DOS SANTOS

TAIPAS DO TOCANTINS

ORLANDO PROENÇASA
BASTIÃO FRANCISCO AZEVEDO
ANTÔNIO CARDOSO DE SOUZA
JOSÉ DA SILVA
ÉLIO CARDOSO PEREIRA
ARLINDO RIBEIRO DOS SANTOS

TAGUATINGA

ELINALDO CORREIA DE OLIVEIRA
ALDAIZA BENTO ARRUDA FREIRE
VALMIR LINO DE JESUS
PAULO ROBERTO PEREIRA DA PAIXÃO
ANTÔNIO LAERTE RIBEIRO DE QUEIROZ

PALMAS

EDNA OLIVEIRA MACIEL AGNOLIN



Tradição religiosa nos quilombos

A distância é grande, mas torna-se pequena em nome da tradição e da religiosidade. Amparada pela bandeira dos Reis Magos, a comunidade de Mimoso, a 130 quilômetros de Arraias, comemorou, no último dia 6, o Dia dos Santos Reis em uma festa embalada pela simplicidade (foto).
Fonte: Jornal do Tocantins

Natividade vence eleição (07 MARAVILHAS DO BRASIL)

Uma das sete maravilhas do Brasil se encontra no Tocantins. Trata-se do conjunto arquitetônico de Natividade, entre os quais a Igreja do Rosário dos Pretos. Natividade foi eleita em concurso da revista Caras, junto com outras seis cidades brasileiras.

Fonte: Jornal do Tocantins


QUAL DELES VOCÊ COLOCARIA NO PAREDÃO ?