sábado, 7 de março de 2009

Contas



Mais de 10% sem prestar contas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou, na quarta-feira, uma lista com 44 órgãos públicos que ainda não prestaram contas do exercício de 2008. A lista de quem não está quite com as obrigações representa 10,84% dos 406 que são fiscalizados pelo TCE.
Das prefeituras que não prestaram contas, as três maiores são as de Paraíso, Dianópolis e Taguatinga. Destas, apenas em Dinópolis, com José Salomão (PT), mantém o mesmo prefeito do ano passado. Além destas cidades, municípios que tiveram constantes notícias de má administração ou de precariedade na entrega da prefeitura para o sucessor, como Araguacema e Pedro Afonso também estão relacionadas, assim como em Xambioá, onde foi Richard Santiago (PMDB) foi reeleito

Segundo o diretor de Controle Externo do TCE, Roger Tolentino, os inadimplentes estão sujeitos a multa que varia de R$ 1 mil a R$ 3 mil. “É aberto um processo administrativo de inadimplência. O ordenador é chamado para justificar o atraso. Caso não apresente as contas enquanto esse processo estiver tramitando, o TCE pode determinar que o Controle Interno do órgão faça uma tomada de contas e o resultado dessa auditoria será analisado pelos técnicos do Tribunal”, explicou o diretor.