terça-feira, 15 de maio de 2007

TIRADAS


Lula mudou, reaalmente!

Ainda há pouco, o presidente Lula dizia na sua entrevista coletiva que "antigamente, eu tinha mania de dizer que tudo era culpa do imperalismo americano. [...] hoje, eu sei que a culpa é de todos nós." Realmente, culpa de todos: nós, que votamos nele; dele, que nos enganou com todo aquele discurso progressista e socialista para depois se render ao imperialismo que ele mais criticou...



Senhoras e Senhores, respeitável público, o "dnoto.blogspot" está lançando a partir deste exato momento o seu concurso de fotografia. Aproveitando que todo mundo agora é fotógrafo com suas digitais e câmeras de celulares, o nosso blog vai premiar aos leitores que nos enviarem as fotos mais irreverentes que tirarem por aí. O endereço para o envio do material é mariodno@yahoo.com.br. E a primeira foto participante é a da Juju Carvalho de Araújo, em Minas, que se inscreve com esse flagrante do "Bat-Man de Varginha". De tão feio, será que não era ele o ET que andava assustando aquelas moças no passado?




Um anti-racista à frente de seu tempo














Da TV para a mesa










Ácaros fornecem veneno para sapos da América Central



Cientistas norte-americanos identificaram a fonte de boa parte dos compostos tóxicos usados como defesa química por sapos da espécie Oophaga pumilio , da América Central. Muitos dos alcalóides secretados pelas glândulas de sua pele são provenientes de ácaros oribatídeos, artrópodes abundantes no solo de florestas e componentes importantes da dieta desse e de outros anfíbios. Já se sabia que muitos sapos, em vez de sintetizar seu veneno, capturam-no de animais dos quais se alimentam. No entanto, a fonte específica dos compostos secretados por eles era pouco conhecida. Em estudo publicado na revista PNAS desta semana, a equipe de Ralph Saporito, da Universidade Internacional da Flórida, extraiu alcalóides de vários artrópodes coletados no hábitat do O. pumilio e identificou cerca de 80 alcalóides produzidos pelos ácaros da ordem Oribatida, dos quais mais de metade são encontrados no anfíbio em questão. O estudo mostra que esses ácaros – e não as formigas, como se pensava até aqui – são o principal fornecedor das toxinas secretadas por essa e possivelmente por outras espécies de sapos venenosos.

Nenhum comentário: