quarta-feira, 11 de julho de 2007

VISITE !!!!!

A riqueza e a diversidade dos espaços naturais da região de Dianópolis, no sudeste do Tocantins, a 360 km de Palmas, fizeram do local um pólo receptivo para o ecoturismo e o turismo de aventura, muito bem utilizados pela agência de viagens Stella Tour, que explora roteiros turísticos diversificados e de muita procura. O município compõe o corredor ecológico Jalapão-Chapada das Mangabeiras, predominando o cerrado, volumosos rios e relevo composto de grandes vales e bordas de serras.Registrada no Embratur como Serra Geral Expedições, a Stella Tour é a única operadora de ecoturismo e atividades de aventura neste pólo, e comercializa pacotes com roteiros de trekking (caminhadas em trilhas), canyonismo, boiacross, rafting, espeleoturismo (turismo em cavernas) e observação de pássaros.
Representada em Palmas pela Bananal Ecotour, que vende seus roteiros, e, em São Paulo, pela Korubo Expedições, a agência , segundo sua sócia-proprietária Viviane Holzapfel, vende entre quatro a cinco pacotes de viagens ao mês, ao preço de R$ 1.245,00, para roteiros de cinco dias com origem no país. Os turistas vêm principalmente da Bahia, São Paulo e Palmas, e os internacionais de Portugal, França e Alemanha.

Belezas de encher os olhos

Os sócios Valtércio Carvalho, Walter e Viviane Holzapfel estão animados, já ampliando seus equipamentos. Para esta temporada, adquiriram mais três botes para fazerem o percurso de 18 km no Rio Palmeiras, onde levam turistas entusiasmados pela prática do rafting em suas corredeiras. Mais uma modalidade de turismo de aventuras será ofertada, a cavalgada. Eles já levam os visitantes à Caverna dos Sons; à Caverna Imperial, com registros de espeleotemas e inscrições rupestres encravados nas rochas há milhões de anos, e ao Portal do Vale Encantado, enorme arco rochoso de calcário de mais ou menos 30 metros.Uma atração à parte é a Cachoeira da Ré, que possui este nome porque suas águas retornam por entre suas próprias pedras, inexplicavelmente. Também é visitado e admirado pelos turistas o roteiro da Garganta, que possui exótica vegetação espalhada em cânions, com formações rochosas criadas pela ação de ventos e chuvas, além de mirantes. A cachoeira da Fumaça, nos limites dos municípios de Almas e Ponte Alta do Tocantins, tem 35 metros, é um dos mais belos atrativos do roteiro. Os banhistas tomam banho entre os esfumaçados respingos, acompanhados pelo barulho ensurdecedor de águas que se precipitam com força rio abaixo.

História e cultural

Em Dianópolis, o roteiro histórico-cultural começa na Capela dos Nove, que abriga os restos mortais das nove vítimas do massacre ocorrido em 1919. É obrigatória a visita ao Museu, que tem expostas peças históricas das famílias mais tradicionais da região. Os casarões localizados na praça Coronel Wolney resistem à ação do tempo e oferecem uma amostra da arquitetura dos séculos passados. Visite também a Igreja Sagrada Família, de 1889, erguida por promessa do coronel Wolney, uma referência na cidade.

Nenhum comentário: