segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Editorial

O QUE FALAR DA CORRUPÇÃO ?

Ontem foi um dia muito especial para todos nós, foi o dia mundial contra a corrupção. No Brasil eu acho que não foi feriado porque se deu em um domingo. Quanta coisa “boa” pra relembrarmos: CPI dos Anões, do Orçamento, CPI do Esporte, CPI dos Bingos, CPI do Banestado, CPI dos Correios, CPI do Mensalão e muitas outras... Daí, nesse dia tão especial, pude chegar à conclusão de que a CORRUPÇÃO terá uma grande aceleração no país, caso os órgãos fiscalizadores e a sociedade em geral não haja.

Na verdade, eu acho que O PAC deveria ser chamado de “Programa de Aceleração da Corrupção”, pois esta vai de vento em popa. Enquanto o país chafurda na lama, sob o domínio de quadrilhas de todos os matizes e que atuam nos três poderes da república, em favelas e nos movimentos ditos sociais veremos o PAC despejar rios de dinheiro nos cofres das prefeituras do país. Quem não viu no Fantástico de ontem a cara limpa daquele empresário oferecendo propina a uma prefeita do interior de São Paulo?

Ora, com certeza minha gente, 40 bilhões de reais do orçamento público são, anualmente, escoados, impunemente, através de propinodutos, cuecas, malas, envelopes, depósitos bancários, superfaturamento de licitações arrumadas e “mimos” para contas bancárias e bolsos particulares. Poder-se-ia dizer que é uma PPP (Parceria Pública Privada). Parece que de Pública só mesmo a bufunfa, pois o resto está mais para Privada mesmo.

Tudo indica que este montante não vai fazer falta alguma à nação. Nenhum dos envolvidos é condenado. Nenhum centavo retorna ao erário. Enquanto isto verbas são contingenciadas para educação, saúde, segurança e infra-estrutura. Recursos para desenvolver o país e melhorar a qualidade de vida do povo são liberados a conta-gotas, mas para o assistencialismo parasitário estatal e para a corrupção, o ladrão da caixa-d’água jorra dia e noite sem parar. O cofre do governo também parece ter ladrão, só não me arrisco a fazer metáforas...

Vou até parar por aqui, pois falando disso me sobe tanta raiva, mas tanta raiva, que poço nem almoçar direito daqui a pouco!!

Abraço a todos!

Mário Sérgio
www.dnoto.blogspot.com