segunda-feira, 10 de março de 2008

O Estado das Coisas...

Deputada quer revisão



Requerimento da deputada Josi Nunes (PMDB) solicita ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), a criação de uma comissão temporária para fazer uma revisão na Constituição Estadual e adequá-la à Federal. A iniciativa, de acordo com a parlamentar peemedebista, se justifica, “pela quantidade de emendas apresentadas e aprovadas no Congresso Nacional”. A peemedebista argumenta ainda que “embora a Constituição não deva estar sujeita a alterações freqüentes, ela pode e deve ser revista para enquadrar-se nas exigências da evolução política e das aspirações sociais”. Josi exemplificou que vários estados, como Goiás, Amapá e Ceará já estão fazendo suas revisões constitucionais.



A estratégia da União do Tocantins



Um veículo de comunicação deu praticamente como certo um acordo da União do Tocantins (UT), do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) com o PT em apoio à candidatura à reeleição do prefeito Raul Filho. Seria, no mínimo, esdrúxula e inconcebível uma composição dessas, principalmente entre duas lideranças que se engalfinharam em agressões mútuas em passado recente por conta do poder político. Um dos pré-candidatos da UT à sucessão do prefeito Raul Filho, deputado Marcello Lelis (PV), não vê nenhum fundamento nessas especulações, sob a alegação de que a coligação oposicionista já definiu suas regras para as eleições municipais deste ano e optou por candidatura própria.

“Estou caminhando a cidade toda, apresentando à população palmense as minhas idéias e, naturalmente, pedindo o apoio nessa nova caminhada”, observa Lelis, que tem mais cacife político-eleitoral que os outros dois. A UT, para complicar o quadro ou dar a entender que tem candidatos de sobra, joga mais dois nomes no campo das sondagens: os ex-deputados Antônio Jorge (PTB) e pastor Amarildo (PSC). Os cinco nomes da UT colocados podem ser uma estratégia do ex-governador Siqueira Campos, cujo nome pode ser lançado às vésperas das convenções partidárias, que acontecem em junho.

No entanto, Lelis descarta essa possibilidade com a seguinte argumentação: “Ele é o nosso grande líder que comanda, junto com o senador João Ribeiro (PR), a União do Tocantins. O papel dele é fundamental. Qualquer que seja a decisão dele nesse processo, naturalmente tem uma força extraordinária dentro do nosso grupo e da sociedade tocantinense de uma forma geral”.





Entrevista Dep. Valuar Barros

“Se a União do Tocantins vier apoiar o PT, o que acho muito difícil devido às diferenças ideológicas entre eles, não será pela cidade de Araguaína”



Não corre o risco da União do Tocantins apoiar Célio Moura do PT, o que poderia ser uma ameaça à candidatura da base aliada do governo?


"Eu não sinto ameaça porque Araguaína conhece todos os pré-candidatos a prefeito. Eu acredito que hoje, se a União do Tocantins vier apoiar o PT, o que acho impossível pela ideologia de cada grupo, acredito que não é pela cidade, mas por algumas coisas pessoais para tirar proveito da coisa pública, coisa que nós não vamos usar e não vamos permitir durante o nosso mandato."





Três pessoas foram atingidas por raio no Sudeste

Descarga elétrica matou 3 pessoas na tarde de ontem no município de Taguatinga, Sudeste do Estado. O acidente aconteceu, por volta da 13h, após um raio atingir a antena externa de celular da casa, onde estavam Domingas Francisco, 26 anos, seu filho Iágolo Francisco Barbosa, de 4 anos, e o cunhado Leandro Barbosa Bispo, 16 anos, os três morreram na hora. O desastre ocorreu na Fazenda Larga, a 44 km de Taguatinga. Na hora todos estavam na sala e caíram no chão com o impacto. Havia mais uma pessoa no local que sobreviveu. Segundo informações repassadas ao 3º Pelotão Operacional da Polícia Militar, em Taguatinga, a 480 km de Palmas, a tarde era de chuva forte com descargas elétricas. O pelotão foi acionado por terceiros, às 22h30, e registrou a ocorrência no hospital da cidade, onde as vítimas passaram por procedimentos legais para liberação dos corpos. O 3º Pelotão enviou o relatório à Coordenadoria.



Partidos lançam Frente Tocantinense nesta segunda


Da redação Na manhã desta segunda-feira, 10, será lançada a Frente Tocantinense dos Partidos de Esquerda, composta por PSB, PDT, PC do B e PRB. Durante o lançamento, na Assembléia Legislativa (AL), em Palmas, acontecerá uma coletiva à imprensa. O objetivo da entrevista é divulgar a representatividade política da coalizão partidária e o planejamento das ações. A criação da frente é fruto de reuniões entre os presidentes do PC do B, Paulo Fernando de Melo Martins; do PDT, dep. estadual, Fábio Martins; do PRB, Vanderlei Lacerda da Silva e do PSB, deputado federal Laurez Moreira, além de presidentes de diretórios metropolitanos, vereadores e membros das diretorias executivas dos quatro partidos.
Fontes: Jornal Opção, Ecos do Tocantins, O Jornal

Nenhum comentário: