quinta-feira, 13 de março de 2008

O Estado das Coisas...


Cartões eletrônicos emitidos chegam a 106.704

O número de cartões do novo Sistema de Transporte Coletivo de Palmas, emitido pelo Sindicato Empresário do Transporte Coletivo Urbano Municipal (Seturb), já atingiu chegou a 106.704. De acordo com o Seturb, o número representa 82% dos passageiros que utilizam o transporte coletivo de Palmas, desde a mudança do sistema e a redução tarifa de R$ 1,70 para R$ 1,50. Para os usuários, um dos benefícios do cartão eletrônico é a possibilidade de compra de créditos pela Internet, além dos pontos de vendas espalhados pela Capital. Com os cartões, os usuários também não ficam no prejuízo em caso de perda do mesmo. Ainda segundo o Seburt, 6.240 usuários tiveram seus créditos recuperados, depois de constatada a perda do cartão e pedido a 2ª via.





Tocantins pode ter temporais até quinta-feira

A população tocantinense está sob alerta para a possibilidade de temporais isolados até quinta-feira, 13. Um aviso, enviado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aponta áreas de instabilidade tropical que mantêm condições de chuva forte, com descargas elétricas. A Defesa Civil orienta às pessoas a buscarem proteção contra raios em locais seguros, evitando áreas abertas como campos de futebol, quadras de esporte e estacionamentos; alto de morros ou topo de prédios; construções como galpões, tendas ou barracos; veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas. No trânsito, os motoristas devem redobrar a atenção para evitar acidentes, especialmente em pistas alagadas e escorregadias. Inundações Técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil têm realizado o monitoramento preventivo em pontos estratégicos dos rios, durante o período de chuva, com o objetivo minimizar os impactos, caso ocorram inundações. A situação permanece normal em todas as áreas banhadas pelos rios Araguaia, Tocantins e seus principais afluentes. Já as regiões do Bico do Papagaio, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão têm histórico de enchentes.



Infiéis no TO TRE cassa mandato de vereador tocantinense
Josiane Mendes

O vereador Celiomar Rego da Silva (PMDB) do município de Novo Alegre, região Sudeste do Estado, foi o primeiro vereador tocantinense a ter seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) devido à infidelidade partidária. A ação foi julgada pelo pleno do TRE no início da noite desta quarta-feira, 11, e a decisão foi unânime, acolhendo assim parecer do Ministério Público Eleitoral. Segundo informações da assessoria do TRE, Celiomar trocou o PTB pelo PMDB, o que levou seu antigo partido a pedir sua cassação. O relator do processo, José Roberto Amêndola, considerou em sua decisão que não ficou provado nos autos a justa causa para desfiliação partidária. As razões alegadas não estavam dentre as quatro consideradas justas para a mudança: discriminação pessoal, mudança substancial do programa partidário, incorporação ou criação de novo partido. A decisão do TRE deverá ser comunicada hoje à Câmara Municipal de Novo Alegre e pedida a convocação do primeiro suplente do PTB para assumir a vaga, que é do partido. O vereador pode ainda pedir reconsideração da decisão ao tribunal regional, assim como poderá entrar com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TRE havia julgado nas últimas semanas outras duas ações de perda de mandato por infidelidade partidária, mas nenhuma delas chegou-se a decretar a perda de mandato.

Nenhum comentário: