sexta-feira, 27 de abril de 2007

BLÁ...BLÁ....BLÁ...

Nilmar Ruiz
A deputada federal Nilmar Ruiz (Democratas) está muito feliz por ter assumido a presidência do Democratas Mulher. É a segunda vez que uma tocantinense fica no cargo, consecutivamente. Mesmos passos Nilmar promete que vai seguir o trabalho implementado pela antecessora. Ela também destacou que um dos focos da sua atuação será uma iniciativa para diminuir o número de adolescentes grávidas no Estado. O Tocantins ocupa a segunda colocação no ranking nacional de gravidez precoce.
Prefeitura de Palmas
A deputada evitou falar em disputar a Prefeitura de Palmas. Ela destacou que foi eleita para ficar no Congresso Nacional e não está planejando, pelo menos por enquanto, a eleição para a capital tocantinense. Porém, ela ressaltou que poderia, sim, concorrer, caso esse fosse o desejo da população e do seu partido.
Farpas de Laurez
Por outro lado, o presidente estadual do PSB, deputado federal Laurez Moreira, disse acreditar que os Democratas vão perder muito espaço no Brasil e no Tocantins. Para ele, o partido está repleto de chefes, que impõem suas vontades sobre os demais filiados.
Descontentamento
Essa situação, de acordo com Laurez, ocorre no Tocantins, com o comando da senadora Kátia Abreu. Laurez não esconde de ninguém o seu descontentamento com Kátia. Para ele, a forma da senadora conduzir o partido, é semelhante à adotada pelo senador Antônio Carlos Magalhães na Bahia.
Solução definitiva
Há poucos dias, os deputados José Geraldo (PTB) e Marcelo Léllis (PV) entregaram ao presidente do Dertins, Manoel Pedreira (foto), o requerimento que solicita a reestruturação da iluminação da Ponte Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas à outra margem do lago.
Insegurança
O objetivo dos deputados é conseguir do Dertins uma ação eficaz e rápida no que tange a iluminação da ponte, tendo em vista a insegurança que a falta desta iluminação gera no local. “A primeira impressão quando se chega hoje pela principal entrada de Palmas é negativa, haja vista que a falta da iluminação da ponte deixa uma impressão de abandono”, reforçou José Geraldo.
Turismo afetado
De acordo com o deputado Marcelo Léllis o turismo regional está sendo diretamente afetado pela escuridão na Ponte Fernando Henrique. “A ponte como se encontra atualmente traz uma imagem negativa para o turismo da nossa capital e do nosso estado”, afirma o deputado.
Sem prazo determinado
De acordo com o presidente do Dertins não existe um prazo definido para começar os trabalhos de reestruturação da iluminação da Ponte, porém as medidas estão sendo providenciadas para que esta ação possa acontecer o mais rápido possível. Manoel Pedreira ainda afirmou que é preciso tomar uma atitude mais expressiva em relação ao roubo das fiações elétricas, para que finalmente este problema seja solucionado.
Exploração do lago
Há poucos dias a iniciativa privada lançou o Pesquepalmas 2007, evento que pretende movimentar a economia em torno das atividades relacionadas ao uso do lago; agora, uma outra iniciativa, desta vez da classe política, vem reforçar essa bandeira. O deputado Ângelo Agnolin (Democratas) quer que a Assembléia Legislativa convide os gestores de instituições públicas e privadas como as secretarias de Agricultura e Recursos Hídricos, Ruraltins, Ibama, Sebrae e universidades para discutirem sobre as alternativas de exploração das atividades econômicas no Lago de Palmas.
Nada de concreto
Para Agnolin, desde a construção da Usina do Lageado e a formação do Lago de Palmas não foi criado nenhum tipo de política de incentivo ao implemento de ações que, de forma concreta, pudesse viabilizar a implantação de projetos econômicos naquela área. Agnolin explica que os entraves burocráticos é que emperram o surgimento desses projetos e, consequentemente, sua execução.
Tanque-rede
Uma das propostas apresentadas pelo deputado diz respeito à criação de peixe no sistema tanque-rede. “Uma atividade que cresce consideravelmente no Brasil e que permite ter o maior número de peixes no menor espaço possível, o que reduz custos e aumenta a rentabilidade”, explica Agnolin.

Nenhum comentário: