quinta-feira, 26 de abril de 2007

Cada uma que aparece !!!!








Berzoini sugere limites para a mídia


O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), defendeu ontem que a reforma política -- que tramita no Congresso Nacional -- também discuta mecanismos para diminuir "o poder dos meios de comunicação no processo eleitoral".

Durante seminário que tinha como objetivo discutir o "funcionamento dos sistemas políticos eleitorais do Uruguai, Espanha e Alemanha", Berzoini afirmou que a reforma não pode se limitar ao financiamento público, fidelidade partidária e voto em lista.

Ele sugeriu que a Justiça Eleitoral poderia fazer o controle dos meios de comunicação, mas não disse de que forma ela seria instada a isso. Para defender sua tese de que é preciso controlar os meios de comunicação durante as campanhas eleitorais, Berzoini citou a disputa presidencial de 2006.

"Vários meios de comunicação abriram mão do bom jornalismo nas últimas eleições e fizeram campanha declarada para o candidato de oposição", afirmou. "Essa discussão pode entrar na reforma política ou ser simplesmente uma preocupação", afirmou ele.
Berzoini não está isolado nessa discussão. O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), e o deputado José Genoino (PT-SP) concordam com ele. "Temos uma crise no financiamento das campanhas, mas também temos uma crise com o poder dos meios de comunicação. Muitos agem de forma partidária nas eleições, sem assumir suas posições", disse Luiz Sérgio.

Nenhum comentário: