quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Estado...

Em 2010, será um pega-pra-capar para compor a chapa majoritária da base aliada para a disputa do governo. Os senadores João Ribeiro e Leomar Quintanilha, cujos mandatos terminam no final de 2010, devem postular a reeleição. O deputado Moisés Avelino também deve entrar no páreo com o seu desafeto parditário deputado federal Osvaldo Reis, presidente regional do PMDB.


Só que uma das duas vagas para o Senado deve ficar com um dos candidatos da União do Tocantins, pela tradição eleitoral do siqueirismo no Estado. A base aliada de Marcelo Miranda, para eleger dois senadores, vai ter que trabalhar muito e contornar o provavelmente incontornável — as vaidades partidárias e eleitorais de algumas lideranças que ainda carecem de amadurecimento político.






Estado é referência em geração de energia

Além da geração de energia, o estado também investe em distribuição O Tocantins é destaques no setor de energia no país, tanto em energia hidrelétrica quanto biocombustíveis. Cortado pelos rios Araguaia e Tocantins, o Estado tem hidrelétrica como matriz, porém, o governo estadual também adota políticas públicas para a produção de biocombustíveis, que são limpos e renováveis. Em Porto Nacional foi inaugurada uma usina da Brasil Ecodiesel, capaz de produzir 360 metros cúbicos de biodiesel por dia a partir da mamona. Já são 3 mil famílias trabalhando no cultivo da mamona, em 40 municípios.



Integração econômica do país passa pelo Tocantins

A ferrovia norte-sul tende a ter grande impacto na economia de todo o país Buscando resgatar um ideal que remonta ao Império (o ideal de integração territorial do país), foi inaugurado, em 18 de maio último, o primeiro trecho tocantinense da Ferrovia Norte-Sul, entre Aguiarnópolis e Araguaína, com extensão de 150 quilômetros e investimentos de 450 milhões de reais. Atualmente, estão sendo construídas as seqüências da ferrovia entre Araguaína-Guaraí, com mais 160 quilômetros, trechos que devem ser inaugurados ainda neste ano, totalizando 43,06 por cento da obra ferroviária no Tocantins. A Ferrovia Norte-Sul — uma obra que vai se estender do Porto de Itaqui, no Maranhão, até Anápolis, em Goiás, ao longo de 1.550 quilômetros — pode mudar o eixo da economia brasileira. Juntamente com a Hidrovia Tocantins e com a malha viária estadual, ela vai consolidar o Tocantins como eixo fundamental de transporte entre as regiões Norte e Nordeste e Sul e Sudeste.

Concursinho de graça !

A criação de um fundo, pelo Governo do Estado, para custear a promoção de cursos preparatórios para concursos públicos, com o objetivo de preparar pessoas de baixa renda, foi o teor do requerimento da deputada Solange Duailibe (PT), aprovado na sessão desta quarta-feira, dia 8. A parlamentar alega que muitos tocantinenses competem em desvantagem com candidatos de outros Estados, porque não têm condições de pagar um curso particular. “Muitos deixam até mesmo de fazer a inscrição por falta de recursos. Com esses cursos, esperamos ampliar as chances de aprovação dos tocantinenses”, defende.

Obs: Muito bem Deputada, "assalto a mão armada" definitivamente é o que se pratica hoje em Palmas nos cursos preparatórios! O mais em conta, fazendo-se apenas 02 meses, não fica por menos de R$ 1.200,00...é brincadeira !

Agora tem um porém, falta só "requerer" também que DIMINUA os cargos comissionados do executivo e realize concurso para atender a imensa demanda de desempregados !

Seca no Sudeste do Tocantins

Uma ação emergencial foi determinada na tarde desta quarta-feira, 8, pelo secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Anízio Pedreira. “Em virtude da seca que assola a região Sudeste já determinei o deslocamento de uma equipe de engenheiros, com o apoio de uma aeronave cedida pelo Naturatins, a fim de detectar os pontos críticos para ação imediata”, disse Pedreira no final da tarde. O secretário determinou que sejam observadas, em especial, a situação das cidades de Conceição, Paranã, Taguatinga e Arraias.

“Uma vez identificadas estas áreas críticas entraremos em campo imediatamente, solicitando o apoio da Secretaria da Infra-Estrutura para a abertura de cacimbas”, adiantou o secretário, que passou o dia articulando-se com setores do governo para dar resposta rápida à necessidade da população de abastecimento. Pedreira, que conhece bem a região e criou o Propertins - Programa de Perenização de Rios para atender o Sudeste, comparou esta seca a de 1999. “Naquela época abrimos seis mil cacimbas na região”, informou. Os anos em que a precipitação chuvosa fica abaixo da média a região sofre com a seca dos afluentes dos principais rios da região.

“A médio prazo estamos trabalhando em duas frentes: na execução do plano de bacias do Palma e Manuel Alves e na contratação de um levantamento dos aqüíferos na região. Só assim poderemos determinar com precisão os locais onde será possível a escavação de poços artesianos”, esclareceu.

Nenhum comentário: