quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O que rola por aí....

O governador Marcelo Miranda, do PMDB, terá que fazer um exercício político de grande fôlego, neste segundo semestre do ano, para entrar em 2008 com a base aliada unida para as eleições municipais — verdadeira prévia da sucessão governamental de 2010. A primeira tarefa é reunir, o mais rapidamente possível, as lideranças de seu partido, para administrar crises internas, já que a legenda é composta por duas alas que divergem quanto ao processo eleitoral do próximo ano. A crise recrudesceu no início da semana, com a anunciada desfiliação do PMDB do deputado Carlos Gaguim, presidente da Assembléia Legislativa, que pode ir para um partido de oposição, possivelmente o PR.


No fundo, o que está em jogo é a sucessão de Marcelo Miranda, que será candidato ao Senado em 2010. O vice Paulo Sidnei, do PPS, assume o comando do Estado por dez meses e seria cacifado para a reeleição. Situação que está deixando algumas lideranças de outros partidos da base aliada com as barbas de molho. Cogita-se, nos bastidores, que Marcelo Miranda disputa novamente, em 2014, o governo estadual, o que obriga o DEM, o PR e o PPS a rever seus projetos a médio e longo prazos. Em 2010, será um pega-pra-capar para compor a chapa majoritária da base aliada para a disputa do governo. Os senadores João Ribeiro e Leomar Quintanilha, cujos mandatos terminam no final de 2010, devem postular a reeleição. O deputado Moisés Avelino também deve entrar no páreo com o seu desafeto parditário deputado federal Osvaldo Reis, presidente regional do PMDB.






"As alas do PMDB têm que se harmonizar para decidir sobre isso. Citei o deputado Osvaldo Reis, mas o deputado federal Moisés Avelino também tem condições de figurar na chapa majoritária em 2010, bem como o governador Marcelo Miranda. Tenho certeza de que, com o PMDB harmonizado, chegaremos à sucessão estadual com uma grande aliança, muito maior do que a de 2006. Não existe uma guerra interna entre o DEM e o PMDB. Assim como existe indisposição dentro do nosso partido, em determinados momentos, existem também internamente no PMDB. Mas existe um acordo entre os dois partidos de manter a aliança. As arestas nós vamos aparando com inteligência e maturidade. O governador Marcelo Miranda é o coordenador de todos os partidos que compõem a base aliada. Embora filiado ao PMDB, ele tem um pedaço de cada partido. O seu papel de contemporizador é fundamental para manter a unidade da base. "


Siqueira Campos

O ex-governador Siqueira Campos comemorou seus 79 anos de vida em São Paulo e recebeu cumprimentos de amigos e familiares do Tocantins.

Teatro

Reestréia nos palcos do teatro Fernanda Montenegro, em temporada de 16 a 19 de agosto, a peça ''O Salto'', de Willian Fernandes. A atriz Cecília Ariente, de São Paulo, já está em terras palmenses fazendo os últimos ensaios com os atores Kaká Nogueira e Willian Fernandes, que é autor e diretor da peça.

Cavalhadas
O município de Taguatinga, no sudeste do Tocantins, já começa a se movimentar para a realização de uma das manifestações culturais mais tradicionais do estado, as Cavalhadas 2007. a representação acontece nos dias 11 e 12 de agosto, durante a Festa de Nossa Senhora D'Abadia que começam nesta segunda, dia 06.



Transportes alternativos

O deputado César Halum (DEM) usou a tribuna em sessão ordinária, na última semana, para pedir aos colegas a aprovação de seu requerimento que, em regime de urgência, solicita ao governo estadual providências para fazer cumprir a lei 1.419/2003, que regulamenta o transporte público alternativo no Estado. Halum explicou que há um número excessivo de veículos alternativos em circulação atualmente, “muito além do correspondente aos 20% das vagas dos ônibus convencionais e das 150 linhas permitidas pela lei”. Vários desses veículos, ainda segundo o deputado, funcionam ilegalmente e não oferecem garantias aos usuários, como seguro, em caso de acidentes.

Nova estratégia
Já há quem diga que a direção do Palmas Shopping deve começar a pensar numa estratégia para enfrentar a crise que provavelmente está se avizinhando com a chegada do Capim Dourado Shopping Center, que contará com várias lojas de rede nacional, e com as mais variadas franquias, além de novas salas de cinema e uma área para diversão. É comum os primeiros shoppings de importantes cidades do País mudarem os seus focos de atuação, com o aparecimento de centros comerciais mais modernos e arrojados. Em Brasília, por exemplo, o veterano Píer 21, no Lago Sul, se especializou em entretenimento, e tem um público fiel.


Mais uma

O deputado Macello Lelis, presidente Estadual do Partido Verde, ganhou mais uma luta de braço contra o prefeito Raul Filho (PT). O parlamentar acompanhou passo a passo a sessão do pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins, onde foi julgada a ação do PV contra a Prefeitura de Palmas referente ao aumento das taxas de limpeza do IPTU. Por sete votos a três, o Partido Verde do Tocantins derrubou mais uma vez as taxas de limpeza, passando a valer os valores de referência pagos no ano de 2006.

Sem violência

Portando faixas em que pediam o fim da violência contra a mulher, várias mulheres se reuniram ontem, em frente ao Tribunal de Justiça (TJ-TO), para reivindicar a criação de varas judiciais especializadas nos direitos da mulher e o funcionamento das delegacias da mulher, 24 horas, inclusive nos fins de semana.



Oposição ?

O presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Gaguim, confirmou que está mesmo saindo do PMDB. Ele afirmou que a decisão foi tomada por causa do partido. Segundo o deputado, o PMDB não queria mais contar com ele nas fileiras da sigla. O parlamentar salientou que não vem sendo respeitado pelo PMDB desde o início deste mandato legislativo.Ele lembrou que, no início do ano, durante a disputa para a Presidência da Assembléia, os peemedebistas preferiram apoiar a candidatura derrotada de César Halum (então no PFL, hoje DEM), que contou com o respaldo da senadora Kátia Abreu (DEM).Além disso, Gaguim salientou que as escolhas partidárias internas dele no interior não foram respeitadas. Ele citou as cidades de Monte do Carmo, Lajeado, Ponte Alta e Porto Nacional. Em todos esses municípios, o comando peemedebista ficaria com apoiadores de Gaguim. Porém, a direção do partido acabou removendo essas pessoas.O deputado disse não saber, ainda, para qual sigla vai migrar. Ele também destacou que, saindo do PMDB, estará atuando da mesma forma na condução dos trabalhos na Assembléia. O parlamentar frisou que, por enquanto, não terá uma postura de oposição.O deputado destacou ter no governo apenas a quota pessoal de cargos comissionados correspondentes aos parlamentares da base. Ele salientou que, embora sendo presidente, não conta com nenhum secretário indicado e tampouco alguma diretoria de autarquia.


Seca atinge mais de 8 mil em Arraias e Paranã

Moradores da zona rural são os mais afetados; várias escolas foram fechadas

A 304 e 413 quilômetros de Palmas, respectivamente, Paranã e Arraias são as cidades diretamente castigadas pela seca prolongada que castiga a região Sudeste do Estado. Mais de oito mil pessoas estão sendo afetadas pela falta de água, principalmente as que moram na zona rural. A Defesa Civil constatou estado de emergência em Paranã, onde, além dos prejuízos no campo, mais de 200 alunos correm o risco de ficar sem aula por falta de água nas escolas. O mesmo pode ocorrer em Arraias, onde muitas pessoas já deixaram o campo e cerca de 60% das escolas fecharam as portas. O Governo do Estado enviou cestas básicas para a região


A 14ª edição da Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas) começa oficialmente hoje quarta-feira, no Centro de Convenções Parque do Povo. Os expositores estão otimistas quanto as perspectivas de realização de negócios, que são estimados em mais de R$ 10 milhões. A feira vai até o próximo sábado e os expositores entendem que o mais importante não são os negócios realizados na feira e sim os contatos que ali são feitos e que propiciam excelentes resultados no futuro.
PROGRAMAÇÃO

A Fenepalmas, organizada pela Acipa em parceria com o governo do Estado, está programada para o período de 7 a 11 de agosto e vai realizar vendas no varejo. A feira conta ainda com o caminhão do Sesc lazer, shows, esportes radicais como rapel, paint-boll, oficinas interativas de informática, amostra e prestação de serviços do Exército e da Marinha do Brasil.

Nenhum comentário: