sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Variadades Variadas...


Informação como forma de luta


Um chamado provocativo à ação a favor da conservação. Assim é o Livro de ouro da Amazônia . Fruto de mais de 25 anos de pesquisas e entrevistas, a obra traz um amplo panorama sobre a diversidade biológica e social da Amazônia, mostrando os devastadores efeitos da ganância humana sobre a região e o que ainda pode ser feito para reverter o quadro atual de devastação.


Fonte: Ciência Hoje




Água em Marte: ainda um mistério

Análise de imagens inéditas revela dificuldade de encontrar água líquida na superfície marciana

Novas informações sobre o planeta vermelho movimentam mais uma vez a comunidade científica. A análise de imagens inéditas e de alta definição de Marte, obtidas por uma missão da Nasa (a Agência Espacial Norte-americana) chamada Órbita de Reconhecimento de Marte (MRO, na sigla em inglês), permitiu a identificação detalhada dos materiais presentes em sua superfície. O trabalho, descrito em uma série de quatro artigos publicados na revista Science desta semana, sugere que a descoberta de água líquida naquele planeta pode ser mais difícil do que se espera, embora essa possibilidade não esteja totalmente excluída.


Fonte: Ciência Hoje



Origem do oxigênio antecipada

O oxigênio pode ter surgido na atmosfera terrestre antes do que se imaginava. Dois artigos da revista Science desta semana afirmam que já havia pequenas quantidades de oxigênio no ar cerca de 50 milhões de anos antes do evento oxidativo que promoveu o aumento significativo dos níveis atmosféricos desse elemento, há 2,5 bilhões de anos, e permitiu o surgimento da vida no planeta.
Fonte: Ciência Hoje




Os novos vilões da demência senil

Descrita em 1906, a doença de Alzheimer só começou a ser estudada a fundo pelos neurocientistas no fim dos anos 1970, quando foi reconhecida como a principal causa de demência após os 65 anos. Na coluna deste mês, Roberto Lent mostra a contribuição de cientistas brasileiros para desvendar os mecanismos moleculares da doença e permitir o desenvolvimento de terapias mais eficazes.
Fonte: Ciência Hoje



Um Planeta terra, esse admirável e pequenino ponto..



Envergando: Olhar essa fotografia tirada da nave Spirit durante o entardecer em Marte, serve para uma reflexão daquelas pessoas que têm o rei na barriga e acham que são os donos do mundo. O planeta Azul - maravilhoso espaço de evolução dos animais racionais e irracionais - é nada mais nada menos que um quase imperceptível ponto no horizonte celeste. Isso serve para baixar um pouco o orgulho, a prepotência, a vaidade e outros pecados capitais que nos dominam a alma.