terça-feira, 26 de junho de 2007

Ministério Público dá prazo para restaurar iluminação

Há algum tempo as luzes da ponte Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas a Paraíso, estão apagadas. Na matéria intitulada “Abandono e escuridão... O povo tocantinense não merece isto!” da edição 810, de 16 a 22 de abril de 2007, o jornal Primeira Página divulgou a situação lamentável em que se encontra a ponte Fernando Henrique Cardoso. Quem passa pela ponte se depara com a escuridão por toda sua extensão, num total de oito quilômetros.

NotificaçãoComo medida de recuperação imediata do bem público, o Ministério Público Estadual (MPE) notificou o Secretário Estadual de Infra-Estrutura, Edmar Brito Miranda, para que sejam tomadas providencias para restabelecer a iluminação da ponte. O secretário terá um período de 60 dias, prorrogáveis por mais 30, para cumprir o que foi determinado pelo MPE. Segundo o promotor César Simoni, responsável pela notificação, “a medida é para garantir a segurança dos usuários e a preservação do bem público”.
Desde o mês de maio, o Ministério Público investigava a situação da iluminação e manutenção da ponte, e de acordo com a promotoria responsável, houve omissão da administração estadual quanto ao zelo pelo patrimônio público, o que resultou na notificação de Brito Miranda.

Na reportágem do Primeira Página, o Dertins, órgão responsável pela manutenção da ponte, disse que não havia um prazo para que fosse feita a recuperação da iluminação, pois não tinham projetos definitivos para conter a ação dos vândalos que estavam roubando a fiação que mantém a iluminação.

Para resolver o problema, além da restauração da iluminação da ponte, o MPE delegou ao poder público estadual a tarefa de instalar um sistema de segurança com um posto de fiscalização e câmeras de monitoramento para inibir a ação de pessoas que possam causar danos ao patrimônio. Para o barqueiro Dílson José da Silva, esta é uma ação válida, pois é preciso acabar com os destruidores dos bens públicos. “Eu acho que as autoridades devem estar sempre atentas para banir de vez os vândalos que prejudicam os cartões portais da capital”, alertou o barqueiro.

Nenhum comentário: