quinta-feira, 28 de junho de 2007

O Brasil das coisas...

Renangate: imprevisível – o caso tem alto grau de imprevisibilidade sobre seu desfecho. O advogado da jornalista Mônica Veloso entregou ontem ao Conselho de Ética gravações feitas por sua cliente que supostamente mostrariam que o lobista Cláudio Gontijo arcava com despesas de Renan Calheiros. Em trecho mostrado pelo "Jornal Nacional", Gontijo comenta com Mônica que o presidente do Senado o teria procurado para resolver dívidas de campanha.

Comentário do blog: o Senado é cúmplice de uma operação abafa clássica. O custo político será arcado por todos os senadores, honestos ou não.

Conselho de Ética renovado – durou apenas algumas horas a candidatura de Arthur Virgílio (PSDB-AM) à presidência do Conselho de Ética. O governo mandou que fosse abortada essa iniciativa e acabou emplacando Leomar Quintanilha (PMDB-TO) para presidir o órgão. A relatoria deve ficar com Renato Casagrande (PSB-ES).


Palpite do blog: péssima notícia para Renan Calheiros, pois Casagrande não é um dos críticos do presidente do Senado.


Comentário do blog: na prática, entretanto, Renan ganhou mais esta semana, pois o Conselho de Ética só marcou reunião para a próxima terça-feira.

Roriz encrencado – a situação do senador pelo Distrito Federal se complica. O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP) pediu à polícia e ao MP toda a documentação sobre o caso para dar início às investigações. O PSOL deve protocolar hoje pedido de investigação sobre as denúncias contra Joaquim Roriz no Conselho de Ética.Comentário do blog: o Distrito Federal (Brasília) ganhou o direito de eleger 3 senadores e 8 deputados federais depois da Constituição de 1988. É uma anomalia irreversível. Só para registro: um senador do DF já foi cassado (Luiz Estevão), outro renunciou para não ser cassado (José Roberto Arruda) e agora temos Roriz. Deprimente.

Reforma política: ganhou o Brasil ­– a Câmara rejeitou ontem à noite a lista fechada nas eleições. Outros pontos a reforma, como fidelidade partidária, ficam, em tese, para a semana que vem.


Comentário do blog: prevaleceu algum bom senso no plenário da Câmara.


Palpite do blog: os deputados estão completamente perdidos. A maioria não tem noção de quais são de fato as reais demandas da sociedade na área política. Pena.

Lula voa – pela manhã lança o Plano Agrícola e Pecuário 2007/2008. À noite, embarca para Assunção, no Paraguai, onde participa de jantar oferecido pelo presidente Nicanor Duarte.

Inflação – o BC divulga o relatório trimestral de inflação deste ano.

Aécio – estará em Brasília à noite para um jantar promovido pela Confederação Nacional da Indústria com líderes empresariais. A campanha está na praça.

A China e a pasta de dente envenenada – cerca de 900 mil tubos de pasta de dente contendo uma substância venenosa entraram no mercado norte-americano (leia aqui texto do NYT, para leitores cadastrados).


Comentário do blog: a imagem dos produtos chineses em geral é péssima. Era assim com o Japão nos anos 50 e 60. Com a Coréia nos anos 80. É só uma questão de tempo.

Nenhum comentário: