quinta-feira, 28 de junho de 2007

Novidades...

Uma caixa de som que vale por doze

Em um show ao ar livre, o pouco alcance das caixas de som é um problema tanto para o técnico de áudio quanto para o público, que se aperta em frente ao palco. Diante disso, pesquisadores da USP projetaram um aparelho com 12 alto-falantes que irradiam o som em várias direções. O dodecaedro sonoro une amplo alcance e baixo custo e dispensa caixas acústicas convencionais.

Ratos têm células-tronco bem parecidas com as humanas
Um estudo realizado em conjunto por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde, nos Estados Unidos, e da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, resultou na descoberta de um tipo de células-tronco embrionárias de ratos muito parecidas com as células-tronco de embriões humanos. As células dos roedores poderão servir como um modelo animal melhorado em estudos de regeneração celular e cura de doenças. As células-tronco embrionárias de ratos usadas atualmente nas pesquisas diferem muito das humanas, desde sua aparência ao microscópio até a composição química do seu DNA. As novas células (foto), encontradas em uma camada mais interna dos embriões – o epiblasto –, em um estágio superior do desenvolvimento embrionário, têm seu crescimento e diferenciação regulados da mesma maneira que as dos humanos e podem ser cultivadas com os mesmos métodos. Embora seja um avanço, a descoberta, relatada em dois artigos na Nature desta semana, não colocará em desuso as células-tronco embrionárias de ratos usadas até então, pois estas se desenvolvem mais facilmente e são a ferramenta primária dos cientistas para criar em roedores modelos de doenças genéticas humanas.


Muito mais que feijão com arroz

Os brasileiros têm uma boa notícia. O bom e velho feijão com arroz, cativo na nossa mesa, pode ter efeito benéfico contra o câncer. A combinação, que está presente na alimentação da maioria dos brasileiros, independentemente de classe, cor ou religião, foi objeto de uma pesquisa que constatou sua capacidade de reduzir os riscos de desenvolver câncer oral.

Mais perto do genoma de espécies extintas

O sonho de descrever por inteiro o genoma de espécies extintas como o neandertal ou o mamute está mais perto de se tornar uma realidade. Cientistas desenvolveram um método capaz de apontar onde e como as amostras de DNA conservadas em fósseis foram degradadas ao longo do tempo, permitindo restabelecer a seqüência correta de bases químicas que formavam essa molécula.

Nenhum comentário: