quarta-feira, 13 de junho de 2007

NOTICIÁRIO RÁPIDO !

Diretoria de Ensino de Dianópolis promove a XII Feirarte
13 Jun 2007 - João Lino Cavalcante - Leituras: 5

Nos dias 15 e 16 de junho será realizada a XII Feirarte - Feira de Arte e Cultura, em Dianópolis, 320 km da capital. O evento, que acontece na Praça Cel. Abílio Wolney, é uma realização da Diretoria Regional de Ensino de Dianópolis, em parceria com a prefeitura local e os nove municípios jurisdicionados pela Diretoria de Ensino. Os visitantes da XII Feirarte poderão conferir a exposição de trabalhos artísticos, literários e artesanais produzidos pelos alunos das escolas estaduais da região, além de apresentações culturais, tendo como objetivo valorizar a produção cultural da região. A abertura oficial do evento está marcada para as 19h desta sexta-feira, 15, com desfile das bandeiras de cada unidade escolar participante e apresentações com a Banda de Música de Porto Alegre do Tocantins.
Nova espécie de peixe no Amapá
Uma nova espécie de peixe nativa do Brasil foi encontrada no Amapá. Batizado de Phenacogaster apletostigma , o animal, endêmico da região, tem uma grande mancha na lateral de seu corpo e pode atingir apenas cerca de 4 cm de comprimento. As expedições que resultaram na descoberta do novo peixe também registraram espécies raras e ameaçadas de extinção.

Arroz no combate ao cólera
Uma vacinacontra o cólera que não necessita de agulhas ou refrigeração: basta comer arroz. Uma nova variedade do grão, desenvolvida por meio de engenharia genética pela equipe do pesquisador Tomonori Nochi, da Universidade de Tóquio (Japão), é capaz de combater a doença com mais eficácia do que as vacinas tradicionais, que provocam a produção de anticorpos no organismo como um todo. Em artigo publicado hoje na PNAS , o grupo explica que, em testes em ratos, o novo arroz, usado como vacina oral, estimula também a geração de anticorpos na mucosa da boca, criando uma primeira linha de defesa contra o vibrião colérico. O estudo abre a possibilidade de usar a mesma estratégia no combate a outras doenças contraídas pelas mucosas, como a Aids e a Sars (síndrome respiratória aguda grave, na sigla em inglês). O arroz surge como uma alternativa de imunização adequada para países em desenvolvimento, já que não requer refrigeração e pode ser armazenado por até um ano e meio. Como pode ser distribuída para grandes populações, a nova variedade chega a ser apontada como uma solução para casos de bioterrorismo.

Propriedades rurais de Porto Alegre do Tocantins recebem eletrificação
13 Jun 2007 - Mara Santos - Leituras: 10

Propriedades rurais do município de Porto Alegre do Tocantins, Sudeste do Estado, estão sendo atendidas com energia elétrica através do programa ‘Luz para Todos’ do governo Federal, em parceria com o governo do Estado, município e a Celtins. Para Porto Alegre estão previstas, até agora, 80 ligações elétricas nas comunidades rurais. Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, a eletrificação no campo, além do conforto, representa novas oportunidades de atividades agrícolas e, principalmente, o incremento da renda, através do uso de tecnologias de produção agrícola com o sistema de irrigação. “Os produtores podem plantar com mais segurança, diminuindo o risco de perdas provocado pelo período de seca”, ressaltou. Ainda segundo Sahium, com a energia elétrica o agricultor terá uma economia de 20% do custo da produção, se comparado com o sistema de energia à base de gerador a diesel”.

Os produtores familiares Romos Marcos e Reges Barbosa, donos da Fazenda Girassol, em Porto Alegre, há um ano apostaram no plantio de maracujá irrigado, investindo cerca de R$ 55 mil, parte dos recursos é do Pronaf - Programa Nacional de Agricultura Familiar. A propriedade rural dos agricultores foi a primeira a ser beneficiada com energia elétrica. Segundo Romos Marcos Barbosa, para manter o sistema de irrigação em funcionamento, o gasto mensal com o gerador a diesel chega a R$ 400, agora aposta na redução da despesa.

“Com a economia em torno de 30%, nosso objetivo é aumentar a área de três e meio para cinco hectares e meio até o final de julho, além de iniciarmos também a produção de mamão irrigado”, adiantou. O município de Porto Alegre começa a despontar como produtor de mamão e maracujá. As duas culturas produzidas no sistema de irrigação ocupam 40 hectares. Somente para o maracujá foi destinada uma área de 23,2 hectares. O município produz cerca de 650 toneladas de maracujá por ano e 260 toneladas de mamão. Além do mercado local, a produção atende o Oeste da Bahia e o Distrito Federal.


A Câmara dos Deputados começa a votar nesta quarta-feira o projeto de Reforma Política do País. A primeira mudança a ser discutida no plenário da Casa será a lista fechada ou pré-ordenada. Para a deputada federal Nilmar Ruiz (DEM), a aprovação da lista fechada é a base da Reforma Política. "Sem a lista fechada, não teremos a Reforma Política que o Brasil precisa", observa a deputada.

A companhe a sessão da Assembléia Legislativa no sistema minuto a minuto

Acompanhe no sistema minuto a minuto a sessão da Assembléia Legislativa desta quarta-feira.Clique aqui e acompanhe



Proposta favorece reeleição
Solano Nascimento

O projeto de reforma política que deverá ser votado hoje na Câmara tem 10 páginas. Justamente na 10ª página, bem ao final do texto, há um artigo que, na prática, garante aos atuais deputados uma prorrogação branca, por mais quatro anos, dos seus mandatos. O projeto afirma que, se for aprovado o sistema de listas fechadas, os atuais deputados terão preferência para ocupar o topo dessas relações, sem precisar disputar vagas nas convenções partidárias com os demais pré-candidatos. Assim, os atuais deputados serão os primeiros eleitos de cada legenda em 2010.
O dispositivo das listas fechadas acaba com o modelo atual, pelo qual o eleitor escolhe o candidato a quem dá seu voto. Pelo sistema previsto no projeto, o eleitor vai dar o voto para o partido, e não mais para os candidatos. Serão os partidos que, meses antes das eleições, farão suas convenções e definirão os nomes dos candidatos que comporão suas listas. Trata-se de uma medida polêmica, com vantagens e desvantagens (veja quadro). Conforme o número de votos que conseguir, cada partido vai eleger determinado número de deputados. Os eleitos serão sempre os primeiros da lista. É aí que entra a força do artigo colocado ao final do projeto da reforma política.
Em situação normal, um partido fará no Espírito Santo, por exemplo, uma convenção para escolher os candidatos que comporão a lista para disputar as vagas pelo estado na Câmara dos Deputados. A composição dessa lista será feita por votação secreta, e aqueles que ganharem mais votos dos convencionais ocuparão os primeiros lugares da relação. Só que, pelo artigo colocado ao pé do projeto da reforma política, qualquer um dos atuais 10 deputados federais do Espírito Santo que resolver se candidatar novamente vai ocupar os primeiros lugares da lista. A ordem de colocação na relação dos candidatos do partido será definida pelo número de votos que cada um dos deputados obteve na eleição do ano passado. Assim, os primeiros eleitos por cada legenda serão sempre os atuais parlamentares, caso decidam concorrer.
"Essa é a cláusula da transição", diz Ronaldo Caiado (DEM-GO), relator da reforma política. Para ele, trata-se de um dispositivo necessário para o processo de passagem do sistema atual, com voto em candidatos, para o novo, com voto em partidos. Para Caiado, que já na legislatura passada relatara um projeto sobre o mesmo tema, essa cláusula assegura que os deputados não percam o "capital de votos" que possuem. "Este é o artigo da reserva de vagas", rebate Pepe Vargas (PT-RS). Ele é relator da reforma política na Comissão de Finanças e Tributação e preparou uma emenda para suprimir do projeto o dispositivo de garantia de lugar na lista para os deputados. "Os atuais parlamentares ficam garantidos, não entra mais ninguém", sustenta.

Ressalva

Tanto Caiado quanto Pepe ressaltam que o próprio artigo que garante a lista para os parlamentares prevê que o dispositivo não seja usado caso os partidos discordem. Teoricamente, a convenção partidária pode resolver que os deputados atuais terão também de disputar no voto o lugar na lista. No entanto, essa ressalva esbarra, em muitas regiões do país, em máquinas partidárias comandadas justamente por parlamentares.
O dispositivo previsto no projeto beneficia, além dos deputados federais, também os deputados estaduais e distritais, além dos suplentes que tenham exercido o cargo por pelo menos seis meses. O artigo só valerá, caso o texto seja aprovado, para as eleições de 2010. A partir de 2014, se não houver nenhuma nova mudança, mesmo os deputados com mandato terão de disputar as convenções. Por ter sido retirado de uma proposta que tramitou no Congresso na legislatura passada, antes das eleições de 2006, o texto do projeto diz que para ingresso na lista será levado em conta o número de votos obtidos pelos deputados em 2002. Isso será corrigido por Caiado, que trocará o ano para 2006.
Se aprovado, o dispositivo pode levar a reforma política à Justiça. Em 2002, o Supremo Tribunal Federal (STF), em liminar, derrubou um artigo da lei eleitoral em vigor que garantia a chamada candidatura nata. Tratava-se do artigo 8º da Lei nº 9.504, que assegurava aos então detentores de cargos de deputado e vereador o registro de candidatura, para o mesmo cargo, independentemente da vontade dos partidos.

Lula não crê em envolvimento de irmão com máfia dos caça-níqueis
Presidente disse ontem que Vavá está mais para ingênuo do que para lobista

"Não acredito que Vavá seja lobista porque ele está mais para ingênuo do que para lobista”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista ontem, na qual voltou a defender o irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, acusado de envolvimento na máfia dos caça-níqueis. Vavá foi indiciado na segunda-feira acusado por tráfico de influência no Executivo e exploração de prestígio no Judiciário, segundo informações da Polícia Federal. Lula também falou sobre o outro irmão, José Ferreira da Silva, o Frei Chico, que teria ligado para prevenir Vavá, também de acordo com a PF. Lula disse ainda que não tem controle sobre seus dois irmãos, até porque eles são mais velhos que ele.

Negociação

O secretário de Segurança Pública do Estado, Herbert Brito Barros, deverá se reunir hoje com o comando de greve dos policiais em mais uma rodada de negociação. O impasse reside na data para a elevação dos cargos de nível médio para nível superior. O movimento quer que isso ocorra no segundo semestre do ano que vem, enquanto o Governo garante a elevação a partir de 1º de janeiro de 2009.

Tempo seco

O período de seca e a baixa umidade já começam a provocar corrida às unidades de saúde de Palmas em razão de problemas respiratórios. As principais vítimas são as pessoas idosas e as crianças, como o pequeno Jardiel de Sousa, de apenas 3 anos, filho de Maria Madalena de Araújo (foto).


PARA VC QUE É FORNECEDOR, COMERCIANTE DE DIANÓPOLIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIANÓPOLIS
AVISO DE LICITAÇÃO

MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/07
A Prefeitura Municipal de Dianópolis, torna público que fará realizar-se na sala da Comissão de Licitação, sito à Rua Jaime Pontes, 256 – Centro, Dianópolis_TO, no dia 22 de Junho às 15:00 horas, a abertura do Pregão Presencial nº 011/2007, visando à aquisição Gêneros Alimentícios, Material de Limpeza e Utensílios. A relação dos materiais poderão ser encontrados no Edital no endereço acima. Para retirar o Edital, os interessados deverá recolher a importância não restituível de R$ 30,00 (trinta reais).

MODALIDADE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 001/07
A Prefeitura Municipal de Dianópolis, torna público que fará realizar-se na sala da Comissão de Licitação, sito à Rua Jaime Pontes, 256 – Centro, Dianópolis_TO, no dia 25 de Junho 2007 às 15:00 horas, no sitio www.cidadecompras.com.br. o Pregão Eletrônico nº 001/200 7, visando à aquisição de material de construção para as Obras de Reforma e Conclusão de 100 casas do Projeto Morar Melhor – PED , conforme especificação no Anexo I do Edital. O Edital poderá ser examinado ou retirado pelos os interessados no endereço acima ou na sala da Comissão de Licitação, em horário comercial. Maiores informações poderão ser obtidas no local ou pelo o fone (63) 3692-2005.

AVISO DE ANULAÇÃO PREGÃO Nº 010/07
A Prefeitura Municipal de Dianópolis-TO, através da Comissão de Licitação , torna pública a anulação do certame licitatório, na Modalidade Pregão nº 010/07, com objeto de aquisição de material de construção para as Obras de Reforma e Conclusão de 100 casas do Projeto Morar Melhor, de interesse da Secretaria de Assistência Social, o motivo da anulação se dar pelo o fato da modalidade da licitação está incorreta. Maiores informações poderão ser obtidas no Setor de Licitação e Contratos desta Prefeitura, situada a Rua Jaime pontes, 256 – Centro, ou pelo fone (63) 3692-2005. Dianópolis, 11 de Junho de 2007
VILMA Mª G. DE ALMEIDA
Presidente da CPL

EVITE A FADIGA

Nenhum comentário: